Flamengo define condição para renovar com Gabigol

O Flamengo abriu conversas para renovar o contrato de Gabigol ainda no início de 2023 e tratava o tema como prioridade máxima, mas esse cenário mudou. O Camisa 10 fez sua pior temporada desde que chegou ao Fla, e a diretoria definiu que só vai oficializar a renovação após avaliar o desempenho do atacante em 2024.
O Flamengo começou as conversas um ano antes do fim do contrato. Clube e jogador encaminharam acordo para extensão de vínculo por cinco anos com valorização salarial em outubro, mas as tratativas foram interrompidas antes das assinaturas. A informação é dos jornalistas Letícia Marques e Thiago Lima, do portal “ge”.
Leia mais: Gabigol desmente Filipe Luís e sugere rusga com Tite
O contrato de Gabigol com o Flamengo vai até o fim de 2024 e ele estará livre para assinar pré-contratos a partir de julho. Assim, o departamento de futebol ainda trata a renovação como prioridade. Os dirigentes entendem que o custo da negociação pode ser maior perto do fim do vínculo, assim como foi com Bruno Henrique.
Por outro lado, o financeiro do clube classifica a pedida de aumento do atacante como injustificável pelo desempenho em campo. A divisão na diretoria resultou na decisão de aguardar a performance de Gabriel em 2024, principalmente no primeiro semestre.
Caso retome a boa fase no início da próxima temporada, Gabigol certamente vai receber a oferta de renovação. A ideia do Flamengo é renovar até o fim de 2028, quando o atacante completará uma década com o Manto Sagrado.
A diretoria entende que pode renovar nos primeiros meses sem grandes riscos. Apesar do interesse de outros clubes, como o Corinthians, o clube não teme perder o Camisa 10 na próxima janela de transferências. Isso porque a multa do atleta é considerada “impagável” para clubes brasileiros.
1ª negociação entre Flamengo e Gabigol teve polêmica
O atual Camisa 10 do Mais Querido chegou ao clube por empréstimo em janeiro de 2019. O atleta participou ativamente de todas as conquistas do Flamengo naquele ano mágico. Em 59 jogos, fez 43 gols – incluindo os dois da conquista do Bi da Libertadores – e deu 11 assistências.
Sua contratação em definitivo depois disso, entretanto, tornou-se uma novela. Foram dois meses de negociações entre o Mengão e a Inter de Milão, até o “Dia do Fico”, 28 de janeiro de 2020. “A Nação me abraçou. Aqui vivemos intensamente. Nos apaixonamos! Sorrimos! Sofremos! Vibramos! Quebramos barreiras. Se é para o bem da Nação, eu fico!”, declarou Gabi, na ocasião.
O valor do contrato de cinco anos, girou em torno de 17 milhões de euros (mais de R$ 78,5 milhões, na época), por 90% dos direitos.