Flamengo envia defesa de Gabigol contra denúncia de tentativa de fraude antidoping

29/01/2024, 09:14
Gabigol em campo pelo Flamengo; clube envia defesa de atacante em caso de tentativa de fraude em exame de doping

Na última sexta-feira (26), o Flamengo enviou a defesa de Gabigol no caso que o atacante é acusado de tentativa de fraudar exame antidoping. O Camisa 10 foi denunciado no fim de dezembro pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem, por situação que ocorreu em 2022, e corre risco e suspensão.

Entretanto, Flamengo e Gabigol estão otimistas por um desfecho positivo no julgamento, que ainda não tem data para acontecer. De acordo com informações do portal “ge”, o clube anexou imagens das câmeras de segurança do Ninho do Urubu no momento do caso para corroborar com a versão do atacante. O Camisa 10 está liberado para atuar normalmente até a análise do processo.

➕: Jogador de próximo adversário do Flamengo sofre grave acidente

Gabi responderá por infração no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que fala em “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. A pena máxima em caso de condenação é de quatro anos de suspensão. Assim, os advogados do Flamengo trabalham junto a Bichara Neto, que defendeu Paolo Guerrero em caso de doping nos tribunais da Fifa em 2017.

O Camisa 10 rubro-negro é acusado de dificultar a realização de exame antidoping ao demorar para atender os oficiais de coleta, que teriam chegado ao Ninho do Urubu às 8h40 do dia 8 de abril. À exceção de Gabigol, todos atletas do Flamengo cumpriram as recomendações e fizeram o exame antes do treinamento, que começou às 10h.

Além disso, acusam o atleta de ter ido ao banheiro na hora do exame e entregar o pote com tampa aberta. Gabigol recebeu a denúncia apesar do resultado negativo no controle de doping, já que os oficias entendem que as atitudes configuram “tentativa de fraude”.

Gabi agradece apoio de torcedores do Flamengo após denúncia

Gabigol e seus representantes contestaram a denúncia de doping assim que a informação se tornou pública e recebeu o apoio massivo de torcedores do Flamengo. Muitos rubro-negros viralizaram a hastag #FechadocomGabigol nas redes sociais, além de notas oficiais de torcidas organizadas em apoio ao ídolo.

O centroavante agradeceu aos torcedores pelo apoio e citou notícias falsas envolvendo seu nome: “Obrigado pelo apoio, e principalmente por entenderem que há algum tempo tem acontecido notícias falsas sobre mim! Eu e minha família agradecemos o apoio.. E, sabendo que Deus está no controle e nos livrando de todo mal , amém.”

Gabriel corre o risco de suspensão por quatro anos caso culpado. O atacante já se pronunciou e contestou as acusações, mas precisará depor. Além do atleta, o enfermeiro  Leandro Martins, o médico Márcio Tannure e o ex-capitão Everton Ribeiro também devem depor.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.