Campeão da Copa do Brasil e com as atenções voltadas para a final da Libertadores no próximo dia 29, o Flamengo ainda precisa cumprir tabela no Campeonato Brasileiro. E neste sábado (22), o Mengão enfrenta o América-MG, no Independência, e vai tentar defender uma sequência incrível: não perde para o time mineiro há 22 anos.
A última derrota aconteceu no dia 18 de outubro de 2000, no Maracanã, pela primeira fase da Copa João Havelange, o Campeonato Brasileiro daquele ano. Naquele jogo o Flamengo ainda saiu na frente, com gol de Petkovic. Mas sofreu a virada, com dois gols do atacante Zé Afonso, um no primeiro tempo e outro aos 36 da etapa final.
Leia mais: América-MG x Flamengo: horário, onde assistir e provável escalação
De lá para cá os times se encontraram doze vezes, com nove vitórias do Mengão e três empates. No primeiro turno do Brasileirão deste ano o Flamengo venceu por 3 a 0, gols de Gabigol, Arrascaeta e Marinho. O camisa 9 ainda perdeu um pênalti no jogo e foi vaiado pela torcida.
Mas a vitória por 3 a 0 contra o América-MG em junho deste ano foi uma virada de chave para a temporada rubro-negra. Foi a segunda vitória do time sob o comando de Dorival Júnior, que pegou um Flamengo em baixa e com péssimos resultados no ano.
Retrospecto Flamengo e América-MG
Sem perder para o adversário desde 2000, o retrospecto geral do confronto é muito favorável ao Flamengo. Os dois times já se enfrentaram 32 vezes na história, com 19 vitórias do Flamengo, oito empates e apenas cinco vitórias do América-MG. O Mengão marcou 67 gols e sofreu 39.
No sábado o Coelho terá a chance de quebrar esse amargo tabu, já que vai enfrentar um Flamengo cumprindo tabela no Campeonato Brasileiro e com o time reserva, pois os titulares serão preservados por conta da final da Libertadores no dia 29.
No entanto, vale lembrar que o time b do Flamengo já conseguiu ótimos resultados no Brasileirão, como a vitória contra o Atlético-MG no último final de semana, por exemplo.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.