Flamengo decide Copa do Brasil fora do Maracanã pela 5ª vez; veja retrospecto

24/10/2024, 15:41
Arena MRV em dia de jogo do Atlético-MG; Flamengo vai decidir Copa do Brasil no estádio

Sorteio na sede da CBF, nesta quinta-feira (24), definiu a Arena MRV como palco da grande final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG. Isso significa que o Mengão vai decidir um título do mata-mata nacional fora do Maracanã pela quinta vez em 10 finais e tenta repetir 1990, a única vez que levantou o troféu longe do Rio de Janeiro.

A 10ª final representa o recorde da Copa do Brasil para o Flamengo e, das nove decisões já disputadas até aqui, fez o segundo jogo fora do Maracanã em quatro oportunidades. Mas o único título nessa situação veio na temporada de 1990, quando o Mais Querido levantou a taça após empate com o Goiás no Serra Dourada.

Final da Copa do Brasil aproxima Flamengo da meta de premiações para 2024

Vale destacar que em 2006, contra o Vasco, tanto o duelo de ida quanto o de volta aconteceram no Maracanã sendo que, no segundo jogo, o Mengão era visitante. Contudo, como a análise observa as finais dentro e fora do estádio, o título contra o rival entra na estatística de troféus conquistados em “casa”.

Retrospecto do Flamengo em finais de Copa do Brasil:

  • 1990 – Flamengo campeão contra o Goiás – decidiu no Serra Dourada (fora)
  • 1997 – Flamengo vice-campeão contra o Grêmio – decidiu no Maracanã (casa)
  • 2003 – Flamengo vice-campeão contra o Cruzeiro – decidiu no Mineirão (fora)
  • 2004 – Flamengo vice-campeão contra o Santo André – decidiu no Maracanã (casa)
  • 2006 – Campeão contra o Vasco – decidiu no Maracanã, mas não era o mandante
  • 2013 – Campeão contra o Athletico-PR – decidiu no Maracanã (casa)
  • 2017 – Vice-campeão contra o Cruzeiro – decidiu no Mineirão (fora)
  • 2022 – Campeão contra o Corinthians – decidiu no Maracanã (casa)
  • 2023- Vice-campeão contra o São Paulo- decidiu no Morumbis (fora)

O Atlético-MG, por outro lado, nunca decidiu a Copa do Brasil como mandante. A conquista de 2014 aconteceu no Mineirão, mas, diferente de Flamengo x Vasco, foi jogo com mando do Cruzeiro e sem torcida dividida. Em 2016, perdeu para o Grêmio por 3 a 1 no Mineirão e depois empatou fora de casa. O time mineiro voltou a ser campeão em 2021, quando venceu o Athletico-PR por 4 a 0 no Mineirão e por 2 a 1 na Ligga Arena.

As finais entre Flamengo e Atlético-MG serão nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos, com horário a ser definido pela CBF.


Partilha
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.