Contratado para solucionar temporada do Flamengo, Jorge Sampaoli não conseguiu fazer o time do apresentar um bom futebol. Com o técnico argentino, o Mengão perdeu sua força ofensiva característica dos últimos cinco anos e apresenta piora considerável no sistema defensivo.
De acordo com dados do portal estatístico Sofascore, o Mengão sofreu 367 finalizações nos 36 jogos com Sampaoli a beira do campo. Sendo assim, o clube apresenta a alta média de 10,1 chutes sofridos por jogo. Estatística que é ainda pior para um time que passa cerca de 55% do tempo com a posse de bola.
Leia mais: Raio-X das expulsões de Gabigol pelo Flamengo
A equipe rubro-negra finalizou ao gol adversário 340 vezes, que representa média de 9,4 finalizações por jogo. Portanto, os dados mostram que o time do Flamengo não só tem fragilidade defensiva, mas dificuldade em saber o que fazer para concluir as jogadas em gol.
Por outro lado, motivo de reclamação de Sampaoli desde sua chegada, a eficiência dos atacantes garante que o Mengão tenha feito 62 gols e sofrido 39. Os jogadores do Flamengo precisam de 5,4 chutes para marcar um gol, o que garante a média de 1,7 gol por jogo.
No entanto, apesar do número de gols feitos ser muito superior, a marca de 39 gols sofridos está entre as piores de times da Série A no ano. O Mengão sofreu 30 gols no Brasileirão, por exemplo, mesmo número do somatório de Palmeiras e Botafogo.
Sampaoli faz avaliação de seu trabalho no Flamengo
Após a derrota no Brasileirão por 3 a 0 para o Athletico-PR, nesta quarta-feira (13), torcedores do Flamengo pediram a saída de Jorge Sampaoli. Em entrevista coletiva, o técnico avaliou o seu trabalho no clube e deu a entender que considera positivo até o momento.
”Avaliação real… Se você tira o jogo da Libertadores, foi o único jogo que perdi em Libertadores. Saímos eliminados, é verdade, foi lamentável. Mas essa derrota, sinceramente, não esperava. Antes dessa derrota, tínhamos 67% dos pontos em um ano difícil do clube, com um montão de inconvenientes. Tentamos todos os dias solucionar”, disse o comandante.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.