Flamengo de olho: TCE irá julgar mudanças no edital do Maracanã

28/03/2023, 20:10
Maracanã; estádio completa 10 anos da reabertura com futuro indefinido sobre edital. Flamengo e outros clubes aguardam

O Flamengo aguarda ansioso a retomada do processo de licitação definitiva do Maracanã. Promessa do Governo do Rio de Janeiro há décadas, o processo foi iniciado ainda em 2022. Contudo, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) encontrou irregularidades e congelou a licitação. Nesta quarta-feira (29), o TCE irá julgar as modificações do governo.

Todas as alterações seguem em total sigilo e só serão divulgadas caso o Tribunal aprove as mudanças propostas pelo governo. Atualmente, o edital que está publicado na plataforma do governo ainda é o do ano passado.

Confira também: Richard Ríos não cita passagem pelo Flamengo em apresentação no Palmeiras

Os clubes interessados em administrar o Maracanã pelos próximos 20 anos aguardam a retomada do processo de licitação para enviar propostas. Contudo, as propostas dos clubes podem sofrer alterações após a publicação do novo edital.

Flamengo e Fluminense, que administram o estádio atualmente, seguem juntos e irão formalizar uma proposta para continuar no comando. Além da dupla pretendem concorrer: o Vasco, em parceria com a WTorre e um consórcio formado por Arena BRB e o Grupo Metrópoles.

Flamengo e Fluminense são favoritos para administra o Maracanã

De acordo com o portal Lance, os critérios para avaliação das propostas favorecem a dupla Flamengo e Fluminense. Isso porque o peso da proposta técnica é maior do que o da proposta financeira. Segundo o documento a divisão é 60% a 40%.

Dessa forma, os clubes saem na frente por estarem na disputa da Libertadores da América e serem candidatos às primeiras colocações dos torneios nacionais. Além disso, o govenador Cláudio Castro prefere que um clube administre o estádio.

No caso de empate entre duas ou mais propostas, a preferência será pelo concorrente que demonstrar mais experiência na gestão de estádios de futebol e arenas multiuso. Persistindo o empate, o vencedor será quem tiver a melhor proposta técnica.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.