Com drama, Flamengo bate Vasco e Filipe Luís se despede com título no Sub-17
O Flamengo perdeu para o Vasco por 1 a 0 no tempo normal, mas venceu por 6 a 5 nos pênaltis, nesta segunda (17), em São Januario, no jogo de volta das finais da Copa Rio Sub-17. Com o resultado, o técnico Filipe Luís conquistou seu primeiro título como técnico das divisões de base do Flamengo. O Fla agora tem oito títulos da Copa Rio Sub-17. No formato atual, disputado desde 2021, o Flamengo agora é bicampeão.
Após vencer o jogo de ida das finais da Copa Rio Sub-17 por 2 a 1, na Gávea, em 8 de junho, o Flamengo chegou a São Januário querendo defender a vantagem conseguida com o gol do artilheiro Joshua (12 gols), no último minuto. O time comandado pelo ex-lateral Filipe Luís tentou manter a posse de bola, mas foi punido por um gol improvável.
➕Sub-17: ex-auxiliar de Diniz substitui Filipe Luís no Flamengo
Aos 42 minutos da etapa inicial, Bruno Lopes cortou bola cruzada no meio de campo pelo Flamengo e surpreendeu o goleiro Leo Nannetti adiantado para marcar um belo gol de trás da linha do meio-campo. Mesmo assim, o Rubro-Negro ainda tinha a possibilidade de buscar o empate no 2º tempo.
Filipe Luís conquista primeira taça na despedida do Sub-17
No 2º tempo, o Vasco tentou aplicar uma pressão sobre o Flamengo em busca do gol que garantiria o título ainda no tempo normal. Foi nessa hora que o goleiro Leo Nannetti brilhou no gol rubro-negro. O jovem de 16 anos fez pelo menos três defesas milagrosas na etapa final. O centroavante do Fla, Joshua não conseguiu marcar e se tornar o maior artilheiro da história do evento, com 13 gols. Com o placar de 1 a 0, a decisão do título foi para os pênaltis.
Nas cobranças de penalidades, o Vasco abriu a contagem com Pacujá, mas Joshua empatou por 1 a 1. Em seguida, Bruno Lopes fez o segundo para o cruzmaltino. Pelo Fla, Wanderson bateu fraco, mas a bola entrou embaixo do goleiro Alemão e a contagem ficou em 2 a 2. Na sequência, Bruno André bateu para fora a 3ª cobrança vascaína e Camargo colocou o Rubro-negro em vantagem por 3 a 2.
A quarta cobrança do Vasco foi de Lucas Rafael, que deslocou Leo Nannetti para colocar o placar em 3 a 3. Infelizmente, Ryan Roberto jogou para fora a quarta cobrança do Fla. Na quinta cobrança do Vasco, João Vitor bateu rente à trave e fez 4 a 3 para o cruzmaltino. Fred bateu a meia altura e empatou a série em 4 a 4 para o Flamengo.
Nas alternadas, Léo Felix abriu a série para o Vasco com o quinto gol. Yago marcou para o Fla e empatou de novo em 5 a 5. Na sequência, Léo Nannetti pegou a batida de Breno no canto esquerdo e deu a vantagem para o Fla. Johnny bateu com força na direita e garantiu o título por 6 a 5.