Flamengo cumpre planejamento de rodar elenco no Carioca; veja minutagem dos jogadores

O Flamengo encerrou a sequência de clássicos do Campeonato Carioca com duas vitórias, um empate e a classificação para a fase final garantida. Série que colocou a prova o planejamento do clube de promover um rodízio do elenco no Estadual, e Filipe Luís mostrou convicção ao promover as trocas necessárias para manter o equilíbrio na minutagem do elenco. A grande maioria dos atletas rubro-negros chega à última rodada com tempo de jogo muito similar.
Filipe afirmou em diferentes coletivas pós-jogo que trata o Carioca como uma pré-temporada, o que significa que não vai forçar a parte física dos atletas ao limite. Essa dúvida surgiu principalmente com a proximidade da sequência contra Fluminense, Botafogo e Vasco no Estadual. Mas o treinador, que sempre exalta o elenco rubro-negro, conseguiu encontrar uma maneira de rodar o time titular e ainda assim ter um time superior em campo. Não à toa terminou a série invicto.
➕ Cebolinha diz que Wesley 'cobrou pix' por passe e elogia: 'Jogando muito'
Até mesmo jogadores que disputaram todos os três clássico não destoam do restante do elenco na questão da minutagem. São os casos de Bruno Henrique e Wesley, por exemplo. Ambos precisaram atuar consecutivamente em função dos desfalques que surgiram neste início de ano: Juninho, Alex Sandro e Ayrton Lucas.
Após ser titular contra o tricolor, o plano era poupar o atacante contra o alvinegro quatro dias depois. Mas Juninho sentiu incômodo muscular na coxa nos primeiros minutos, e Filipe Luís decidiu colocar o Camisa 27 em campo. Sem o reforço e poucas opções para o comando do ataque, o treinador escalou Bruno também contra o Vasco. Mesmo essa sequência não dá uma grande vantagem de tempo para Plata, segundo atacante com mais minutos.
O caso de Wesley foi muito similar, já que o time perdeu as duas opções disponíveis para a lateral esquerda. A escolha foi improvisar Varela na esquerda e manter o Camisa 43 entre os 11 iniciais.
Vale destacar que o levantamento só leva em consideração os atletas que jogaram sob o comando de Filipe Luís, o que exclui quase todo o time alternativo das quatro primeiras rodadas do Carioca. As exceções são Dyogo Alves, Cleiton, Daniel Sales, João Alves, Guilherme e Wallace Yan.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Importante destacar que o rodízio não é garantia de evitar lesões, até porque o próprio Flamengo sofre com dois problemas musculares no momento (Alex Sandro e Juninho). Além de Michael, que foi substituído contra o Vasco por dores na coxa e teve lesão constatada após exames nesta segunda (17). O caso de Ayrton é diferente, pois o atleta sente dores causas por um trauma no tornozelo esquerdo. Pedro e Viña são os outros nomes no DM, tratando cirurgias no joelho.
Faltam entre três e cinco jogos para o Flamengo encerrar a campanha no Campeonato Carioca, a depender do desempenho na semifinal. Filipe Luís afirma que o plano é ter todos os atletas bem fisicamente no início do Brasileirão. Veja a minutagem de cada atleta do Flamengo neste início de temporada:
Goleiros
- Agustín Rossi: 360 minutos (4 jogos)
- Dyogo Alves: 360 minutos (4 jogos)
- Matheus Cunha: 270 minutos (3 jogos)
Laterais
- Daniel Sales: 469 minutos (6 jogos)
- Wesley: 420 minutos (5 jogos)
- Ayrton Lucas: 292 minutos (4 jogos)
- Guillermo Varela: 256 minutos (4 jogos)
- Alex Sandro: 158 minutos (3 jogos)
Zagueiros
- Cleiton: 442 minutos (5 jogos)
- Léo Ortiz: 385 minutos (5 jogos)
- Léo Pereira: 360 minutos (4 jogos)
- Danilo: 271 minutos (4 jogos)
- João Victor: 90 minutos (1 jogo)
Volantes
- Erick Pulgar: 386 minutos (5 jogos)
- Evertton Araújo: 339 minutos (6 jogos)
- Allan: 292 minutos (6 jogos)
Meia
- Arrascaeta: 324 minutos (6 jogos)
- Gerson: 299 minutos (4 jogos)
- Guilherme: 287 minutos (6 jogos)
- De La Cruz: 196 minutos (3 jogos)
- João Alves: 120 minutos (5 jogos)
- Matheus Gonçalves: 91 minutos (3 jogos)
Atacantes
- Bruno Henrique: 394 minutos (5 jogos)
- Gonzalo Plata: 312 minutos (4 jogos)
- Michael: 308 minutos (5 jogos)
- Luiz Araújo: 255 minutos (6 jogos)
- Juninho: 225 minutos (6 jogos)
- Wallace Yan: 197 minutos (5 jogos)
- Cebolinha: 189 minutos (5 jogos)