Flamengo na corda bamba pela vaga na fase de grupos da Libertadores
A derrota em casa para o Atlético-MG complicou o Flamengo na briga pelo título. No entanto, esse não é o único problema para o time de Tite. O técnico chegou afirmando que o objetivo é o G4. A vaga na Copa Libertadores esteve ameaçada durante todo o ano para o clube, que não venceu nada. Apesar de estar classificado, a fase de grupos não está garantida.
Isso porque a classificação matemática do Flamengo se dá até o G6. O clube não pode ser ultrapassado pelo sétimo colocado. Mas o quinto e o sexto ainda podem desbancar o Fla. Com 59 pontos, Grêmio e Bragantino ainda jogam na rodada. Se ambos vencerem, chegam a 62. Ou seja, apenas um ponto a menos que o Mengão.
Leia mais: Arrascaeta culpa diretoria do Flamengo por fracasso em 2023
Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Cuiabá e a expectativa é de uma vitória. Mas os outros times podem seguir na cola. Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG também podem se manter na frente. Neste cenário, o jogo contra o São Paulo na última rodada pode definir tudo para o Rubro-Negro.
Se o clube perder, pode acabar vendo os adversários de trás fazendo a ultrapassagem. Assim, o Flamengo teria que jogar a pré-Libertadores. O objetivo principal é a classificação direta para a fase de grupos. Mas a linha é tênue, e o campeonato, embolado. Da mesma forma que o time pode acabar em segundo, também pode ficar de fora do G4.
Esta será a oitava participação seguida do Flamengo na Libertadores. Um recorde em sua história. Desde 2017, o clube vem somando repetidas participações. No entanto, seria a primeira dessa sequência em que o clube não vai direto para os grupos, caso precise jogar a fase anterior.
Chances de título do Flamengo despencam após derrota para o Atlético-MG
O Flamengo viu o sonho do título ficar muito difícil. Com a vitória do Palmeiras, o time paulista se isolou na liderança com 66 pontos. Na próxima rodada, o time já pode garantir o título.
O Flamengo estava com 25% de chance de ser campeão antes do início da 36ª rodada. Os mesmos 63 pontos eram divididos pelo Rubro-Nego e os paulistas. Com a derrota e a quarta colocação de momento, o Flamengo viu as chances serem reduzidas. Agora, o clube tem apenas 3%, segundo o InfoBola. O Palmeiras, por sua vez, conta com 84%.