Flamengo se preocupa com parte física de Garotos do Ninho que vão disputar Copinha e Carioca

11/01/2024, 09:45
Atualizado: 11/01/2024
Jogadores do Flamengo se recuperando após partida da Copinha; grupo irá disputar partidas do Carioca

O Flamengo encerra a primeira fase da Copinha nesta quinta-feira (11), contra o Audax, às 17h30. O Mengão fará a última partida com elenco completo no torneio de base, já que parte do grupo retorna ao Rio de Janeiro com o técnico Mário Jorge e inicia preparação para o Carioca. A viagem de volta acontecerá logo após a partida.

Assim como acontece desde 2019, grupo formado principalmente por jovens da base vai disputar o início do Estadual. A prática já se tornou comum, mas este ano o clube montou planejamento especial para garantir que o jovens não terão problemas físicos pela rotina intensa.

Leia mais: ‘Fininho’: torcedores se iludem com forma física de Gabigol

“Saímos daqui do Rio com uma delegação de 24 atletas. São mais de 13 profissionais que estão envolvidos diretamente. Então, tudo que a gente pode fazer de preparação, de cuidado e de recuperação que o profissional faz, tem suporte para poder replicar aqui. Existe um alinhamento, nosso com os atletas e do futebol profissional conosco, para a gente replicar as boas práticas e o cuidado que eles têm”, disse Luiz Carlos de Azevedo, gerente geral das categorias de base.

O Flamengo firmou parceria para 2024 visando justamente uma melhor recuperação dos jogadores após treinos e jogos. Os jogadores da base receberam os mesmos equipamentos que os profissionais para a preparação durante a Copinha.

“O clube, em parceria com a Avanutri, nos estruturou com um setor exclusivo e amplo para a realização desta recuperação dentro do nosso hotel, e ainda com aparelhos portáteis para iniciarmos este processo ainda no vestiário ou até mesmo no ônibus. A estratégia se inicia com o uso das meias compressivas a caminho do estádio, e de acordo com a necessidade de cada atleta montamos estratégias para recuperação em 24 e 48 horas após a partida”, afirmou Rodrigo Veiga, coordenador de fisioterapia.

Os Garotos do Ninho vão disputar duas partidas do Carioca enquanto o profissional faz pré-temporada nos Estados Unidos. A primeira será contra o Nova Iguaçu, no dia 21 de janeiro, em João Pessoa. Em seguida, encaram a Portuguesa no dia 27 de janeiro, em Natal.

Flamengo montou planejamento especial para Lorran

Principal destaque da base do Flamengo, Lorran passa por preparação especial para suportar Copinha e Carioca. Isso porque o atacante de 17 anos disputou a Copa do Mundo Sub-17 com o Brasil e teve menos tempo de recuperação.

“Nosso objetivo no primeiro momento foi dar equilíbrio ao grupo através das avaliações feitas pelo DSAR (Departamento de Saúde e Alto Rendimento). Exemplo disso foi o caso do Lorran, que devido à Copa do Mundo Sub-17 se apresentou depois do grupo e traçamos um planejamento específico para ele dentro da competição. No primeiro momento da Copa São Paulo, nossa preocupação foi com o curto período de recuperação de um jogo para outro e fazer com que os atletas cheguem condicionados e recuperados para suportar os jogos do Carioca no profissional”, disse Marlon Syndada, preparador físico do sub-20.

Destaque do sub-20 em 2023, Lorran é tratado como joia e integrou treinos dos profissionais no fim da última temporada. Assim, o atleta pode pular etapas caso se destaque nas partidas do Carioca.


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.