Flamengo lidera lobby na CBF para trocar Brasileiro por Copa do Brasil na Copa América
Apesar de na prática ter priorizado a Copa do Brasil em relação ao Brasileiro nas duas últimas temporadas, o Flamengo sabe que a competição de pontos corridos é a mais importante do calendário nacional. Desta forma, o clube lidera um movimento com outras equipes da Série A para convencer a CBF a mudar o calendário durante a disputa da Copa América.
Atualmente, a previsão é que sejam disputadas durante a Copa América quatro rodadas do Campeonato Brasileiro. O Flamengo se prepara para perder alguns dos seus principais jogadores durante a disputa da competição, a começar pelos uruguaios Arrascaeta, De La Cruz e Varela e o chileno Pulgar.
Leia mais:
Recentemente, a chegada à seleção de Dorival Júnior, que trabalhou com muitos jogadores do atual elenco do Flamengo em 2022, também aumentou os temores de que mais atletas do clube sejam convocados para a Copa América.
A ideia do Flamengo é inverter as datas no calendário da CBF, com a disputa das oitavas e quartas de final da Copa do Brasil durante a Copa América. Além disso, a final da competição de mata-mata seria adiada para 11 e 15 de dezembro, após o fim do Brasileiro.
Outros oito clubes se unem ao Flamengo em pedido à CBF
O novo gerente de futebol do Flamengo, Luís Carlos Azevedo, confirmou ontem em entrevista coletiva após a vitória contra o Bangu em Aracaju que o Flamengo está tentando convencer a CBF da mudança.
“Esse tema está sendo tratado diretamente pelo presidente (Rodolfo Landim), vice-presidente (Marcos Braz) e o (Bruno) Spindel (diretor executivo de futebol). Existe, sim, uma conversa para que tenha uma atenção, para que os clubes tenham prejuízo a menos”, afirmou.
Entretanto, o Flamengo não está sozinho no lobby com a CBF. Segundo o GE, Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco também assinaram ofício enviado à CBF pedindo a alteração.
A Copa América deste ano acontece de 20 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos.