Flamengo contrata profissional conhecido por José Boto e indicado por Filipe Luís

Atualizado: 15/04/2025, 14:03
José Boto e Higor Santos

O Flamengo segue se movimentando com José Boto chefiando os nomes que chegam ao clube. O da vez é Higor Santos, que se junta a equipe de análise de desempenho do clube.

➕Entra Fedchenkov, sai Ricardo Valério: scouting do Flamengo tem nova baixa

Betsul
Betsul
5/5
proAtendimento com resposta rápida e eficiente

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

O pedido teria sido feito pelo próprio Filipe Luís, técnico do Flamengo. Segundo o jornalista Venê Casagrande, o treinador teria escolhido o profissional a dedo.

A análise de desempenho do Flamengo conta agora com seis analistas, sendo que dois ficam responsáveis pela análise dos times adversários.

Outros dois com a análise do próprio time do Flamengo, além dos treinos comandados por Filipe Luís, e por fim, dois profissionais que auxiliam o clube monitorando e analisando equipes de fora do Brasil que atuam em um estilo de jogo parecido com o de Filipe Luís, o que talvez ajude a contratar jogadores prontos para o sistema. 

Além disso, não existe mais um profissional liderando o grupo, o que seria o Gerente do Departamento de Análise de Desempenho. O sexteto, então, se comunica diretamente com José Boto e Filipe Luís, que passam a ser os chefes diretos dos analistas. 

Higor Santos é mais uma contratação da 'Era José Boto'

A contratação, apesar de ter sido solicitada por Filipe Luís, indica um modelo forte no Flamengo. José Boto está trazendo profissionais de confiança, que já conhece a capacidade, seja por ter trabalho junto, ou por observar no decorrer da carreira.

O ucraniano Andrii Fedchenkov, que inclusive fala português fluentemente, esteve com José Boto no Shakhtar Donetsk e no PAOK, da Grécia. Ele é o Gerente do Departamento de Scouting do Flamengo.

Além disso, Fernando Matos é português, e também trabalhou com José Boto nos dois clubes citados. O lusitano também chegou para chefiar o scouting.

O coordenador técnico Alfredo Almeida é mais um nessa lista, e conforme José Boto explicou, ele chega para ajudar, principalmente, com as metodologias de treino, sendo de grande apoio, também, nas categorias de base. Ele é o assistente de José Boto.

Por fim, o técnico Nuno Campos foi contratado para o time Sub-20 do Mengão.

De acordo com o jornalista Venê Casagrande, José Boto já conhecia o profissional Higor Santos desde os tempos de Shakhtar. 

Analista de desempenho comemorou chegada ao Flamengo

Nas redes sociais, Higor comemorou a contratação por parte do Mengo, afirmando estar imensamente satisfeito com a oportunidade.

"Comunico com gratidão e entusiasmo que estou atuando como analista de desempenho na equipe profissional do CR Flamengo. Feliz e realizado pela oportunidade. Agradeço ao clube pela confiança no meu trabalho", escreve o profissional.

Higor, inclusive, já está sendo seguido pelo zagueiro Léo Ortiz no Instagram. Pablo Boto, que é filho de José Boto, também segue o profissional, mas é possível que ele já acompanhasse o analista desde os tempos de Shakhtar, assim como o pai.

Conheça Higor Santos

A experiência do profissional é vasta, e o trabalho no Flamengo não será o primeiro de Higor no Brasil. Paulista de Guarulhos, o analista iniciou com uma consultoria individual para atletas de alto rendimento na Outlier FC.

No São Paulo, ele foi analista de desempenho da categoria Sub-20 entre março e agosto de 2022. Foi quando deixou o clube paulista para se tornar Scout e analista de mercado do time profissional do Coritiba, até março de 2024.

Desde então, ele teve duas experiências internacionais. A primeira foi no FC Juárez, do México, como analista de desempenho entre fevereiro e dezembro do ano passado.

Em dezembro, Higor foi trabalhar no Everon de Viña del Mar, do Chile, por dois meses. Agora, ele chega ao Flamengo em um dos principais desafios de sua carreira.


Compartilhe