Flamengo de Paulo Sousa conseguiu a virada apenas em 3 dos 13 jogos saindo atrás no placar
A derrota para o Bragantino evidenciou um problema recorrente na temporada do Flamengo. O rubro-negro dificilmente consegue virar partidas quando sai atrás no placar. Desde que assumiu a equipe contra o Boavista no Campeonato Carioca, Paulo Sousa só comandou a virada do Mais Querido em 3 dos 13 jogos em que começou perdendo.
No Nabi Abi Chedid, a dificuldade em conseguir viradas ficou ainda mais evidente. O Bragantino teve um jogador expulso aos 23 do segundo tempo. Mesmo jogando por quase meia hora com superioridade númerica o Flamengo não foi capaz de ao menos empatar o duelo.
Das três vitórias de virada na temporada, apenas uma foi sobre um clube de Série A. No último Fla-Flu, Germán Cano abriu o placar do clássico mas viu o Flamengo, com gols de Andreas Pereira e Gabriel Barbosa, sair do Maraca comemorando os três pontos. Antes, o rubro-negro havia vencido de virada o Altos-PI, pela Copa do Brasil, por 2 a 1, e o Madureira, no Carioca, pelo mesmo placar.
Dos outro dez jogos em que começou sofrendo gol, o Flamengo perdeu seis e empatou os outro quatro.
Perdeu para o Fluminense por 1 a 0 na Taça Guanabara e depois de 2 a 0 na Final do Carioca. Saiu derrotado no Brasileirão no clássico contra o Botafogo, contra o Furacão, o Fortaleza e o Bragantino.
Contra o Atlético Mineiro, o Fla empatou no tempo normal em 2 a 2, mas viu o Galo comemorar o título da Supercopa. O Rubro-Negro também saiu perdendo mas conseguiu o empate contra o Resende, Atlético Goianiense e Talleres da Argentina.
Com retrospecto favorável, Flamengo ainda lidera viradas no últimos anos
Apesar da dificuldade em reverter placares nos últimos confrontos, o restrospecto do Flamengo ainda é bastante positivo neste quesito.
Depois da vitória no Fla-Flu por 2 a 1 no Brasileirão, o Flamengo chegou ao 1º lugar no ranking de viradas desde 2020 entre os principais times do país. São 16 viradas no período, nove no Campeonato Brasileiro.
Em 2020, o Flamengo conseguiu nove viradas, e em 2021, quatro. O curioso é que o Flamengo assumiria a ponta isolada do ranking depois da vitória contra o Fluminense, mas o Atlético-MG também venceu de virada na rodada do Brasileirão, depois de derrotar o Avaí por 2 a 1.
O levantamento foi feito pelo Espião Estatístico do GloboEsporte, e contabilizou as temporadas desde 2020 apenas dos times que estavam na Série A no período. Ou seja, se o time não estava na primeira divisão no ano, as viradas não contaram para o ranking.
Confira o ranking: