Na noite desta quarta-feira (5), o Flamengo praticamente já começou a partida em desvantagem. O gol do Athletico-PR aos 6 minutos condicionou a partida e empurrou ainda mais os visitantes para o campo de defesa. No entanto, com paciência, o Rubro-Negro conseguiu reverter o placar e conseguir a primeira virada sob o comando de Jorge Sampaoli.
Mas se até pouco tempo atrás sofrer um gol era motivo de desespero, contra o Athletico no Maracanã o quadro não foi o mesmo. Assim, a equipe botou a bola no chão, controlou as ações ofensivas e conseguiu furar o bloqueio adversário com Pedro e Bruno Henrique. Portanto, esta foi apenas a terceira virada do Flamengo no ano.
Leia mais: Gian Oddi: Flamengo pode comemorar oitavas, mas não resto do sorteio
Desde o início da temporada o Flamengo saiu atrás do placar em 12 oportunidades, mas só havia conseguido sair com a vitória duas vezes. A primeira foi contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, com dois gols de Gabigol e um de Pedro. O outro foi contra o Vasco, no primeiro jogo da semifinal. Pec abriu o placar para o time Cruzmaltino, mas Gabigol, Pedro e Fabricio Bruno marcaram para o Mengão.
Mas já com a presença de Sampaoli na beira do campo, o Flamengo saiu atrás do marcador em quatro oportunidades: derrota para o Botafogo por 3×2, conseguiu o empate contra o Cruzeiro, 1×1, derrota para o Bragantino, 4×0, e finalmente a primeira virada, 2×1 contra o Athletico-PR.
Flamengo é o time da Série A que mais sofreu viradas em 2023
Mas se por um lado o Flamengo tem dificuldades para reverter placares adversos, o clube é um dos que mais perdeu jogos de virada em 2023. Entre os clubes da Série A, o Rubro-Negro lidera o ranking ao lado do América-MG, ambos com cinco derrotas de virada desde o começo da temporada.
No Campeonato Brasileiro, por exemplo, o Rubro-Negro estaria mais próximo do líder Botafogo se tivesse conseguido segurar a vantagem em duas partidas. A primeira foi contra o Internacional, no Beira-Rio, onde o Flamengo abriu o placar com Gerson mas sofreu a virada, com direito a gol da derrota aos 52 do segundo tempo. A outra foi contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, quando também fez 1×0 e perdeu por 2×1.
Jogos em que o Flamengo perdeu de virada em 2023:
- Palmeiras 4 x 3 Flamengo (Supercopa do Brasil – 28/01)
- Flamengo 1 x 2 Fluminense (Carioca – 08/03)
- Aucas 2 x 1 Flamengo (Libertadores – 05/04)
- Internacional 2 x 1 Flamengo (Brasileiro – 23/04)
- Athletico-PR 2 x 1 Flamengo (Brasileiro – 07/05)
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.