O Flamengo já sabe quem vai enfrentar na terceira fase da Copa do Brasil 2023. O sorteio dessa fase aconteceu nesta quarta-feira (29), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e definiu os confrontos. Atual campeão, o Mais Querido estreia na competição contra o Maringá, e irá decidir a vaga no Maracanã. Portanto, veja todos os confrontos do sorteio:
- Flamengo x Maringá-PR
- Santos x Botafogo -SP
- América-MG x Nova Iguaçu
- Coritiba x Sport
- Cruzeiro x Náutico
- Atlético MG x Brasil de Pelotas
- Bahia x Volta Redonda
- Botafogo x Ypiranga
- Grêmio x ABC
- São Paulo x Ituano
- Fluminense x Paysandu
- Corinthians x Remo
- Internacional x CSA
- Fortaleza x Águia de Marabá
- Athletico-PR x CRB
- Palmeiras x Tombense
Leia mais: Com vigor físico, Flamengo acredita em volta por cima de Gerson
Portanto, os duelos da terceira fase da Copa do Brasil vão acontecer nas semanas dos dias 12 e 26 de abril, respectivamente, ainda sem as datas de cada confronto definidas. Mas ao contrário do que acontecia em outras edições, os clubes brasileiros que estão na Libertadores, caso do Flamengo, estreiam na terceira fase, e não mais nas oitavas de final.
Adversário do Flamengo na terceira fase, o Maringá fez uma boa campanha no Campeonato Estadual deste ano. Assim, o time paranaense ficou em quarto lugar na primeira fase, com seis vitórias e apenas duas derrotas, para Athletico-PR e Coritiba, ambas por 1 a 0. No mata-mata, o time passou pelo Cianorte, nas quartas, e caiu para o Athletico-PR na semifinal, após duas derrotas (0x2 e 0x1).
Portanto, apesar do início ruim de temporada, o Flamengo de Vitor Pereira não deve ter problemas para passar de fase.
Retrospecto entre Flamengo e Maringá
Assim, rivais na Copa do Brasil em 2023, Flamengo e Maringá se enfrentaram apenas duas vezes na história, e o retrospecto entre as duas equipes está empatado. O primeiro jogo aconteceu no dia 11 de dezembro de 1977, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. O Mengão conseguiu uma vitória simples, por 1 a 0, gol de Vanderlei Luxemburgo, então lateral rubro-engro.
Posteriormente, os times voltaram a se enfrentar oito anos depois, em 1985, no Estádio Regional Willie Davids, no Paraná, e o Maringá venceu o Flamengo pelo placar de 2 a 0, em amistoso nacional.
Sendo assim, “perdendo” no retrospecto, com um único gol marcado em duas partidas, o Flamengo tem agora a chance de mudar o cenário.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.