Flamengo conclui obra de gramado híbrido no Ninho do Urubu

24/05/2022, 15:43
Ninho do Urubu Flamengo

Os jogadores do Flamengo têm uma casa nova no Ninho do Urubu. Após a instalação no Maracanã, o gramado híbrido chegou ao CT rubro-negro e será inaugurado na próxima quarta-feira (25). Assim, o campo 2 conta agora com 90% de grama natural e 10% sintética. A informação é do portal Uol Esportes.

A tecnologia utilizada no Ninho do Urubu é a mesma do Centro de Treinamento do Paris Saint-Germain. A mudança já era um pedido dos jogadores e foi aprovada por Paulo Sousa. Aliás, o técnico português e sua comissão foram responsáveis por diversas mudanças no Ninho, como a instalação de um telão na beira do campo e a compra de equipamentos para preparação física — como o GPS WIMU e o potencializador muscular TGM.

Leia mais: Gramado resistente a 70 jogos e mais novidades: a reforma do Maracanã

Em março deste ano, o diretor do CT, Leandro Leme, falou à FlaTV sobre a instalação do novo gramado no Ninho do Urubu. O dirigente previu a conclusão da obra em até três semanas. No entanto, desde a fala, se passaram oito semanas, ou seja, houve um atraso de 35 dias para a conclusão do novo gramado. À época, Leandro ressaltou o trabalho para instalar a grama híbrida.

“Estimamos concluir a obra em três semanas. É importante salientar que antes disso daqui tiveram projetos e um envolvimento grande de muitas pessoas. É um trabalho de equipe. A equipe que está fazendo (a instalação do gramado híbrido) veio da Bélgica. Então, é um trabalho em conjunto de muitas pessoas, tecnologias e gerenciamento de projeto”, disse o diretor.

Atualmente, o Flamengo tem cinco campos no Ninho do Urubu, mas conta com a construção de mais um ainda este ano. No entanto, somente o campo 2 terá o gramado híbrido. Isso porque o local pertence aos profissionais e contém refletores, sendo assim permite atividades no final da tarde e à noite.

A nova tecnologia do Ninho do Urubu

O gramado híbrido do Ninho do Urubu é o mesmo do Maracanã e conta com uma mistura de 90% de grama natural e 10% sintética. Em março deste ano, o executivo da empresa suíça GrassMax Systems deu detalhes sobre o grama instalado no estádio, que agora também está presente no CT do Flamengo.

“Mudamos a capa superior da areia, colocando 15 centímetros da areia nova. O sistema reforça, vai ajudar a estabilidade, vai evitar danos e deformações no campo, com o qual o campo pode receber quatro vezes mais jogos do que nas condições normais”, disse.

Leia mais: Olho no Rival! Veja como o Sporting Cristal chega para enfrentar o Flamengo na Libertadores

Vercammen também citou alguns clubes ao redor da Europa com essa tecnologia. Além disso, o executivo confirmou que essa costura estará presente na Copa do Mundo do Qatar. Sendo assim, o Ninho do Urubu tem a mesma grama utilizada nos maiores clubes e torneios do mundo.

“Todos os clubes na primeira divisão da Inglaterra têm o sistema (híbrido). Leeds (United), Leicester City, Tottenham, Real Madrid, (Athletic) Bilbao, Espanyol, Barcelona. A final da Copa do Mundo do Qatar vai ser jogada nesse sistema também, porque é uma obrigação da FIFA utilizados no Mundial tem que ser costurado com essa tecnologia.”


Partilha
José Mário Ferraz
Autor

Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro