Flamengo completa 7 temporadas sem vencer na última rodada

09/12/2024, 16:01
Flamengo tem menos probabilidade de título do Brasileirão que o Bahia

Com o fim do Campeonato Brasileiro de 2024, o Flamengo aumentou o jejum de vitórias na última rodada do Brasileirão. Mesmo em edições que conquistou o título, o Rubro-Negro não conseguiu vencer seu último jogo desde 2017.

De 2018 a 2023, o Flamengo perdeu todos os jogos da última rodada e em 2024 empatou contra o Vitória no Maracanã. Confira todos os jogos da 38ª rodada que o flamengo disputou desde 2017.

Flamengo termina Brasileirão com menor número de derrotas dos últimos 5 anos

2017: Vitória 1 x 2 Flamengo

Em final emocionante, o Flamengo garantiu o 6º lugar e vaga na Libertadores aos 50 minutos do segundo tempo com gol de pênalti de Diego Ribas, que fez o Vasco não se classificar para a fase de grupos da competição. O gol também quase rebaixou os mandantes, contudo um gol da Chapecoense rebaixou o Coritiba e salvou o Vitória.

Esse jogo foi a última vez que o Flamengo ganhou na última rodada. A partir de agora veremos uma sequência de derrotas que só se encerrou com o 2 a 2 contra o Vitória no Maracanã neste domingo (8).

2018: Flamengo 1 x 2 Athletico-PR

Na despedida de Lucas Paquetá, o Flamengo perdeu para os reservas do time paranaense. O Rubro-Negro carioca já não disputava mais o título do Campeonato Brasileiro, terminou a competição com 72 pontos, oito atrás do campeão Palmeiras. O gol do Flamengo foi marcado pelo zagueiro Rhodolfo.

As atenções foram voltadas ao meio-campista Lucas Paquetá, que se despedia do Flamengo rumo ao Milan, da Itália. 66 mil pessoas estavam presentes para assistir à partida, sendo o maior público do futebol brasileiro no ano.

2019: Santos 4 x 0 Flamengo

Já campeão brasileiro, o lendário time de Jorge Jesus visitou o Santos na Vila Belmiro e foi goleado por 4 a 0. Claramente em um ritmo menor que o time paulista e visando a disputa do Mundial de Clubes, o Flamengo encerrou sua participação histórica no campeonato com o título conquistado menos de 24 horas após a conquista da Libertadores contra o River Plate.

O Rubro-Negro terminou a competição com 90 pontos, 28 vitórias, 6 empates, 4 derrotas e 86 gols marcados.

2020: São Paulo 2 x 1 Flamengo

O bicampeonato não veio de forma fácil igual no ano anterior. O Brasileiro de 2020 (que se encerrou em 2021 por conta da pandemia) foi decidido apenas na última rodada, com as atenções dividas entre São Paulo x Flamengo e Internacional x Corinthians.

O Flamengo começou a rodada na liderança, conquistada somente na rodada anterior quando venceu o Inter no Maracanã. Apesar da derrota sofrida contra o time paulista, o Inter não fez o dever de casa, teve um gol anulado no final do jogo, que terminou empatado sem gols e a taça foi para a Gávea. Bruno Henrique marcou para o Flamengo na partida.

2021: Atlético-GO 2 x 0 Flamengo

Já sem chances de conquistar o título, o Flamengo ficou com o vice-campeonato e terminou o Brasileirão de 2021 perdendo para o Atlético-GO fora de casa. Com Mauricio Souza como técnico após a demissão de Renato Gaúcho, o Rubro-Negro mandou a campo diversos garotos da base, dentre eles o lateral-direito Wesley, que hoje é um dos principais jogadores do Flamengo.

Com alguns jogadores do elenco principal de férias, jovens como Gabriel Noga, Lázaro, André Luiz, Vitor Gabriel, Matheus França e Werton jogaram a partida.

2022: Flamengo 1 x 2 Avaí

Em jogo marcado pela despedida de Diego Alves e Diego Ribas, o Flamengo, que já era campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, não brigava por nada no Campeonato Brasileiro e terminou na 5ª colocação com 19 pontos atrás do campeão Palmeiras.

Quando foi substituído por Thiago Maia, Diego Ribas entregou a camisa 10 para Gabigol, que deixaria a camisa 9 para vestir o número eternizado por Zico - perdida em 2024 após foto com camisa do Corinthians. Pedro, após excelente temporada, assumiu a camisa 9.

2023: São Paulo 1 x 0 Flamengo

Encerrando um dos piores anos recentes do Flamengo, o São Paulo venceu o Rubro-Negro na última rodada. Na reta final do campeonato existia uma chance do Flamengo ser campeão, porém o empate contra o Fluminense e derrota contra o Atlético-MG minaram as chances de título.

Contra a equipe paulista, o Mais Querido já não disputava mais nada, terminando a competição na 4ª posição a quatro pontos atrás do campeão Palmeiras e a dois de Grêmio e Atlético-MG. Se não fosse o ano turbulento, o Flamengo seria um candidato mais forte ao título.

2024: Flamengo 2 x 2 Vitória

Após seis jogos de última rodada sendo derrotado, o Flamengo consegue um empate contra o Vitória, partida marcada pela despedida de Gabigol. Assim como nos anos anteriores, o Rubro-Negro foi para a última rodada sem chances de título, terminou sua participação com o 3º lugar com 70 pontos.

Gabigol marcou seu último gol com a camisa do Flamengo e Ayrton Lucas em bela jogada empatou o jogo, impedindo mais uma derrota do Rubro-Negro em uma última rodada pelo Brasileirão.


Partilha