Flamengo chega a 15ª rodada do Brasileirão com pior pontuação desde 2015
O Flamengo retorna da Colômbia trazendo na bagagem uma importante vantagem conquistada após vitória fora de casa contra o Tolima, no jogo de ida da Libertadores. Assim o elenco rubro-negro deve virar a chave e se concentrar para o próximo desafio: encarar o Santos na Vila Belmiro, neste sábado, às 19h.
O Mengão precisa somar pontos, já que hoje ocupa a incômoda nona posição da tabela, com 18 pontos. Nesse sentido, esta é a pior pontuação do Flamengo após 14 rodadas no Brasileirão desde 2015, quando o técnico era Cristóvão Borges. Ou seja, há sete anos, o Mais Querido somava 16 pontos e ocupava o 14° posto na classificação.
Leia Mais: Sem Andreas Pereira, Flamengo deve intensificar busca por Vidal, diz jornalista
Após 2015, a pior campanha do Fla chegando ao 15° jogo na competição foi a do ano seguinte. Isso porque com Zé Ricardo, o Mengão anotou 7 vitórias, 2 empates e 5 derrotas em 14 jogos, somando 23 pontos e ocupando a sexta posição. Desde então, o Rubro-Negro vem ocupando os três primeiros lugares da tabela nesta altura da competição até 2021, quando ocupou o quinto lugar com Renato Gaúcho.
Pela frente, Flamengo tem um díficil duelo
Após somar dez desfalques no empate por 1 a 1 com o Deportivo Táchira pela Sul-Americana, o Santos deve ter quase todo o elenco à disposição contra o Mengão. Aliás, os ingressos para o confronto, válido pela 15ª rodada do Brasileirão, estão esgotados.
Em sétimo na tabela, com 19 pontos, o Santos não perde há seis jogos no Brasileirão. Porém, empatou cinco e só ganho um nestes últimos confrontos. O Peixe vem com tudo contra o Flamengo em busca dos três pontos, provavelmente com João Paulo, Auro, Maicon (Velázquez), Eduardo Bauermann e Lucas Pires (Felipe Jonatan); Camacho, Vinícius Zanocelo, Ângelo e Bruno Oliveira (Jhojan Julio); Léo Baptistão e Marcos Leonardo.
Já Dorival terá mais dificuldade em escolher os onze iniciais do Mais Querido contra os santistas. O técnico rubro-negro não poderá contar com alguns jogadores afastados do elenco desde que um surto de covid-19 atacou o Ninho do Urubu. Outros estão fora dos planos por lesão, como Rodrigo Caio e Bruno Henrique. Fora a baixa de Andreas Pereira, cujo empréstimo chegou ao fim.
Outra dor de cabeça para Dorival é a situação de cansaço de vários jogadores após desgastante viagem a Colômbia. O Santos poupou contra o Táchira na Venezula. E o Mengão foi à campo com o melhor que dispunha. Como o Flamengo recebe o Tolima, para o jogo de volta da Libertadores na próxima quarta-feira (6), não será surpresa se o Mais Querido for à campo com um time misto.