O Orgulho da Nação vai entrar em quadra na noite desta quinta-feira (15) e a expectativa é boa. O jogo é importante e pode ser um divisor de águas na temporada. Mantendo a boa sequência, a equipe de Gustavinho pode se consolidar como uma realidade na briga por todas as frentes após um início ruim e de oscilações do Flamengo. O Mundo Bola traz todos os detalhes do jogo contra o Cerrado Basquete.
Horário e onde assistir Flamengo x Cerrado
O importante jogo do Flamengo acontece às 19h (Horário de Brasília), fora de casa, no ginásio da ASCEB. A equipe vai precisar manter a boa sequência jogando longe do Rio de Janeiro e sem o apoio da Nação. Mas os torcedores ainda podem acompanhar ao vivo pela internet.
➕Flamengo x Cerrado: horário e onde assistir ao NBB
Isso porque o certame não terá transmissão da televisão aberta e nem mesmo fechada. O canal Goat, no Youtube, é a opção para o torcedor, que pode aproveitar uma dobradinha, já que o canal também transmite Flamengo x Bangu, às 21h30. O canal oficial do NBB também é mais uma opção, assim como a Fla TV. Todas as possibilidades são gratuitas e podem ser acessadas por smartphone, tv, notebook, etc.
FlaBasquete chega embalado
O basquete do Flamengo vive seu melhor momento na temporada. O time conseguiu duas vitórias importantes na Argentina, pela Champions League Américas, contra Boca Juniors e Hebraica y Macabi. Assim, avançando para o mata-mata da BCLA em primeiro lugar no grupo. Mas a boa fase vem tomando forma já bem antes disso.
A sequência é de dez vitórias consecutivas. O time ainda não havia atingido esse ápice na temporada e o dado consolida uma crescente na produção do time de Gustavinho, que passa a se credenciar para as disputas dos títulos. Principalmente após a conquista do primeiro caneco em 2024: o da Copa Super 8, conquistado sobre o Unifacisa, que também faz parte da boa sequência de vitórias.
Antes das dez vitórias seguidas, o máximo que tinha conseguido no ano foram sete vitórias consecutivas. Mas a dificuldade de uma derrota sempre aparecia no caminho, mostrando fragilidade e fazendo até com que a equipe perdesse a liderança do NBB.
Basquete do Flamengo busca topo da tabela do NBB
Cabe ao time reconquistar a liderança. Atualmente, o Flamengo é o terceiro colocado do Novo Basquete Brasil (NBB), mas a diferença é mínima. São 44 pontos, mesma pontuação do vice-líder Franca e apenas um ponto atrás do líder Minas.
Todos os três times têm 24 partidas disputadas. Ou seja, não basta vencer, a equipe também vai depender de uma combinação de resultados para ficar com a liderança. Mas fato é que o FlaBasquete precisa derrotar o Cerrado para sonhar com o topo. Momentaneamente, o clube chegaria a 46 pontos, já que a vitória vale dois pontos.
Isso se o Minas não jogasse ao mesmo tempo, contra o São Paulo. Se o time paulista aprontar para cima dos mineiros, o Rubro-Negro pode tirar proveito. No dia 29 de fevereiro, o confronto direto entre Minas e Franca vai acontecer. Caso não ultrapasse ninguém agora, o Mengão terá a chance de fazer isso quando um dos times perder na disputa pelo primeiro lugar.
Gustavinho reconhece evolução e aponta defesa como diferencial
Após a vitória contra o Hebraica, o técnico Gustavinho falou sobre a melhora do time e atribuiu ao aspecto defensivo como grande diferencial do que vinha acontecendo. Para o treinador, o time consegue atacar mais leve quando as coisas dão certo defensivamente e a equipe fica mais organizada.
Estou muito feliz com o desempenho da equipe. Todos nós estamos. A gente conseguiu uma sequência muito boa. Isso tem muita relação com a melhoria da defesa, conseguimos defender muito melhor. Aí o jogo do ataque flui melhor também, na transição da defesa para o ataque. A gente entendeu que a defesa é nosso suporte. É a coisa mais importante que temos para fazer. As coisas estão fluindo cada vez melhor. Espero que a gente continue nessa toada que a gente está”, inicia.
Gustavinho também comenta a sequência difícil pela frente, incluindo o jogo contra o Cerrado, mas mostra confiança no elenco flamenguista.
“É uma sequência muito dura, muitas viagens, muitos jogos, mas sabíamos que era assim e a gente quer melhorar ainda mais. Temos um elenco com muitos jogadores capazes de pontuar, isso não vai ser problema para a gente. Temos jogadores com capacidade de decisão nos momentos difíceis do jogo. Nossa meta é colocar defesa na nossa cabeça, correr mais a quadra e atacar muitos rebotes. A gente está conseguindo fazer isso e o ataque cada dia vai ter um destaque maior”, explica.
A sequência citada pelo treinador é a seguinte:
- 15/2: Cerrado- 19h – NBB
- 17/12: Brasília – 17h10 – NBB
- 29/12: Mogi- 20h – NBB
Cerrado Basquete oscila e é um dos piores times do NBB
Em tese, o Flamengo tem tudo para vencer e é franco favorito. O Cerrado Basquete é só o 17º colocado do NBB. Ou seja, o antepenúltimo. O time vem de duas vitórias no NBB, contra União Corinthians e Caxias. Mas antes disso, foram seis derrotas seguidas.
A situação do Cerrado é contrária a que vive o Flamengo, e por isso, tem tudo para ser mais uma vitória e logo o Mais Querido pode estar comemorando o retorno à liderança.