13 de dezembro: Flamengo celebra aniversário de grandes títulos
O dia 13 de dezembro ficou marcado como uma das datas mais inesquecíveis no calendário rubro-negro. Em 1981, o Flamengo se tornava campeão do mundo no Japão. Já em 87, foi a vez do Mais Querido conquistar o tetracampeonato brasileiro.
A taça inédita do Mundial de Clubes foi conquistada pelo Flamengo diante de um adversário dificílimo. Era o Liverpool, recém-campeão da Champions League. Já o Mengão havia acabado de celebrar sua primeira Libertadores. Mesmo assim, a equipe comandada por Paulo César Carpegiani chegou confiante para a disputa internacional.
Leia mais: Marcos Paulo Neves: Sem revisionismo! O Flamengo é (e sempre foi) Campeão Mundial de clubes
O torneio era um pouco diferente do que acontece desde o começo dos anos 2000. Naquela época, os campeões dos seus respectivos continentes não precisavam passar por uma semifinal. Portanto, Flamengo e Liverpool já chegaram ao Mundial de Clubes como finalistas. O Rubro-Negro bateu o Cobreloa na Libertadores, enquanto os Reds venceram o Real Madrid na Champions.
Antes da bola rolar em Tóquio, capital do Japão, o técnico do Liverpool desdenhou do Mais Querido. “Estamos disputando finais de copas europeias há mais de dez anos. Por que temer o Flamengo?”, disse Bob Paisley a revista Placar em 1981. Mas o treinador não fazia ideia do que tinha pela frente.
Carpegiani escalou o time mágico de 1981 com: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Lico, Tita e Nunes. A grande estrela do Flamengo era Zico. Um ano depois, o Galinho estaria disputando uma Copa do Mundo como titularíssimo da Seleção Brasileira.
Flamengo 3×0 Liverpool: ficou marcado na história
Mais de 62 mil pessoas marcaram presença no Estádio Nacional de Tóquio. Vestidos de branco, os jogadores do Flamengo aplicaram um verdadeiro baile contra os ingleses. Todo o jogo foi definido ainda no primeiro tempo.
Quem abriu o placar foi Nunes, com uma bela assistência de Zico. O Rei fez um lançamento perfeito para o Camisa 9 do Mengão, que encobriu o goleiro Grobbelaar ainda fora da grande área. A comemoração de Nunes ficou marcada, já que o atacante celebrou o gol antes mesmo da bola ir para o fundo da rede.
Já atrás no placar, com apenas 13 minutos de jogo, o Liverpool começou a se desesperar. Tanto que já aos 34′, o zagueiro inglês McDermott derrubou Tita próximo à meia-lua. Era o local perfeito para Zico, o melhor cobrador de faltas do futebol. O Galinho fez uma ótima cobrança e o goleiro do Liverpool não teve muito tempo para reagir, cedendo rebote para Lico. Em seguida, o zagueiro Thompson cortou, mas a bola sobrou novamente para Adílio. O Camisa 8 fez o segundo gol do Flamengo na final.
Para fechar a goleada, Nunes voltou a balançar as redes em mais uma jogadaça de Zico. O eterno 9 da Gávea recebeu novo passe preciso do Galinho e marcou no contrapé de Grobbelaar. Era a consagração do Flamengo campeão do mundo de 1981. A conquista completa 42 anos nesta quarta-feira (13).
Apesar dos dois gols de Nunes, o craque daquele Mundial foi Zico. O maior ídolo da história do Mengão participou diretamente dos três gols.
Flamengo 1×0 Internacional: é tetra
Seis anos depois, os rubro-negros voltariam a celebrar um título no dia 13 de dezembro. Dessa vez, uma conquista nacional. O Flamengo se tornava campeão do Campeonato Brasileiro de 1987.
Na primeira fase do Campeonato, uma ótima campanha do Rubro-Negro liderado por Carlinhos. Venceu seis dos 15 jogos. Foram apenas três derrotas no começo do Brasileirão. Por isso, o Flamengo avançou para a segunda fase.
No mata-mata, o Mais Querido encarou o Atlético-MG pela semifinal. O jogo de ida aconteceu no Maracanã para mais de 118 mil torcedores. Bebeto marcou o único gol da partida para tranquilizar a Nação. Já no jogo decisivo, o time alvinegro deu trabalho no Mineirão. Porém, Zico, Bebeto e Renato Gaúcho garantiram a vitória por 3 a 2 e classificaram o Mais Querido.
A final foi entre Flamengo e Internacional. Os gaúchos jogaram em casa na ida e os times ficaram apenas no 1 a 1. Bebeto quem marcou o gol rubro-negro. Já no dia 13 de dezembro, aconteceu a finalíssima no palco mais especial do mundo: o Maracanã. Bebeto voltou a fazer o gol decisivo e deu o título brasileiro ao Flamengo.
O técnico Carlinhos escalou o Flamengo da seguinte maneira na conquista do tetra: Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico (Flávio); Renato Gaúcho, Bebeto (Henágio) e Zinho.
O verdadeiro campeão do Brasileiro de 1987
O ano de 1987, porém, ficou marcado por uma verdadeira confusão no Campeonato Brasileiro. Dessa forma, ocorreram duas disputas simultâneas valendo a taça. O Flamengo foi campeão do Módulo Verde, enquanto o Sport ficou com Módulo Amarelo. Naquela ocasião, o Amarelo era equivalente à segunda divisão nacional, ou seja, a Série B.
O Sport conseguiu a taça de 1987 na canetada. O STF decretou, na Justiça, o time recifense como campeão daquele ano. Porém, é nítido que o sarrafo de disputa do Flamengo era bem maior. O Mais Querido precisou enfrentar, além do Inter na final, Cruzeiro, Grêmio, São Paulo, Palmeiras, Santos e outros times da elite. O Sport, por outro lado, enfrentou equipes de menor prateleira como o Guarani, Joinville, Rio Branco, Inter de Limeira, Bangu e entre outros.
Não à toa, a CBF considera o Flamengo campeão, sim, daquele Brasileirão. No site oficial do órgão, o Rubro-Negro é chamado de octacampeão. Contando, portanto, a taça de 87. O Fla venceu o campeonato nacional também em 1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019 e 2020.