Com 100%, Flamengo será campeão brasileiro com 4 tropeços de rivais em 16 jogos
O que já chegou a parecer quase impossível, passou a improvável e agora é apenas difícil. Caso consiga ter um aproveitamento perfeito até o fim do torneio o Flamengo precisará de apenas 4 tropeços dos rivais pelo título em 16 partidas para ser campeão brasileiro.
A conta é simples. Atualmente com 56 pontos, o Flamengo ainda disputa 18 até o fim do campeonato. Com 100% de aproveitamento, chegará a 74.
Leia mais: Fluminense e Vasco vão decidir título brasileiro para o Flamengo
Atualmente na frente do Flamengo, o Bragantino não conseguirá chegar aos mesmos 74 pontos caso perca o confronto direto para o Flamengo. O time do interior paulista tem 58 pontos e mesmo que tenha 100% nas outras 5 partidas, só chegará a 73. Assim sendo, o Flamengo não precisa torcer por resultados negativos do Bragantino neste cenário.
O que o Flamengo precisa para ser campeão brasileiro
Restam três rivais na briga pelo título: Botafogo, Grêmio e Palmeiras. Todos levam vantagem sobre o Flamengo nos critérios de desempate, então é importante prever que fiquem ao menos um ponto atrás do Mais Querido. Grêmio e Palmeiras podem chegar no máximo aos mesmos 74 pontos do Flamengo.
Desta maneira, um empate de cada basta para que não consigam alcançar a mesma pontuação do Rubro-Negro caso o Flamengo tenha 100% de aproveitamento. A rigor, o Flamengo ainda pode ultrapassar o Palmeiras mesmo que os dois times ganhem todos jogos, mas para isso teria de reverter uma desvantagem de dez gols no saldo.
Já o Botafogo pode chegar a 77 pontos. Ou seja, precisa perder ao menos 4 pontos até o fim do campeonato. Dois empates bastariam.
Juntos, Palmeiras, Grêmio e Botafogo ainda disputam 16 jogos. Caso faça a sua parte e vença todas as partidas que restam, o Flamengo só precisa de resultados negativos para os adversários em 4 destas 16 partidas.
Veja os jogos que restam para cada time:
- Flamengo: Fluminense (C), Bragantino (C), América-MG (F), Atlético-MG (C), Cuiabá (C) e São Paulo (F)
- Botafogo: Bragantino (F), Fortaleza (F), Santos (C), Coritiba (F), Cruzeiro (C) e Internacional (F)
- Grêmio: Corinthians (C), Atlético-MG (F), Goiás (C), Vasco (C) e Fluminense (F)
- Palmeiras: Internacional (C), Fortaleza (F), América-MG (C), Fluminense (C) e Cruzeiro (F)
O Flamengo ainda tem chances de ser campeão brasileiro mesmo se não fizer 100% dos pontos. Mas neste caso, precisará de mais tropeços dos adversários, inclusive Bragantino e Atlético-MG.