Do time campeão em 2019, apenas 2 são absolutos nos dias atuais
Campeão em 2019, o Flamengo viveu um dos momentos mais gloriosos de sua história ao conquistar o bicampeonato da Libertadores. No entanto, quatro anos depois, apenas Gerson e Arrascaeta – dentre os titulares daquele time campeão – continuam sendo titulares absolutos no elenco atual.
Enquanto o uruguaio se manteve em alto nível e como peça fundamental do time desde a conquista em 2019, Gerson, por outro lado, teve uma jornada diferente. Após a conquista da Libertadores, o Coringa chamou a atenção de clubes europeus e, em 2021, transferiu-se para o Olympique de Marselha, na França.
Leia mais: João Guilherme comemora 4 anos de Flamengo x River Plate
No entanto, sua passagem pela Europa foi breve. Em 2023, o Gerson retornou ao Flamengo, reforçando novamente o meio-campo do time. Desde então, o volante tem sido um dos destaques da equipe, contribuindo com gols e assistências.
Além deles, vários jogadores já deixaram o clube ou estão parados, enquanto outros lutam para manter a forma e o espaço no time. É o caso de Bruno Henrique, por exemplo, que se recuperou de grave lesão e foi importante na temporada. Agora, porém, enfrenta uma queda de rendimento e, após a chegada de Tite, perdeu espaço para Cebolinha.
Outro jogador que enfrenta uma queda de rendimento é Gabigol, justamente o herói da conquista da Libertadores em 2019. Desde que chegou ao Flamengo, Gabi tem sido uma peça fundamental para o time, mas vive atualmente a pior fase de sua carreira no clube. Reserva na equipe, o atacante tem encontrado dificuldades para marcar gols e tem se envolvido em diversas polêmicas.
Idade e problemas físicos geram dúvidas sobre renovação
Quem fecha o quarteto mágico do time campeão em 2019 é Everton Ribeiro, que já não consegue manter o mesmo nível de antes, sofre com o desgaste natural da idade e vive um impasse sobre a renovação de seu contrato com o clube.
Filipe Luís, aos 38 anos, passa por situação semelhante. Apesar de algumas boas atuações em 2023, o lateral também enfrenta desafios para manter o nível físico de antes e competir em seu mais alto nível. A sequência de jogos tem sido um desafio para o jogador. Dessa forma, a renovação de seu contrato com o Flamengo para a próxima temporada permanece em dúvida.
Além dos citados anteriormente, o último jogador do time titular campeão em 2019 que permanece no Flamengo é Rodrigo Caio, mais um que enfrenta uma série de desafios recentes. Com contrato até o fim de 2023, o zagueiro não deve ter seu vínculo com o clube prorrogado.
O principal motivo para a não renovação do contrato é a condição física do jogador, que vem de uma série de lesões. Com o fim de seu contrato com o Flamengo previsto para dezembro deste ano, Rodrigo Caio está no centro das atenções no mercado de transferências do futebol brasileiro.
Veja situação atual dos titulares campeões em 2019 já fora do Flamengo
Diego Alves, o paredão rubro-negro na conquista da Glória Eterna, está atualmente sem clube após sua breve passagem pelo Celta de Vigo, da Espanha. No entanto, o goleiro, que passou quase um ano sem jogar, já revelou que tem planos para retornar aos gramados em 2024.
Pablo Marí, zagueiro espanhol que se destacou no Mengão, foi negociado com o Arsenal no início de 2020. Após um período de empréstimo ao Monza, da Itália, Marí foi contratado em definitivo pelos italianos em junho de 2023 por 6 milhões de libras. O zagueiro tem mostrado seu valor no futebol italiano.
Rafinha, capitão do time campeão em 2019, defende atualmente o São Paulo e, inclusive, renovou seu contrato com o clube até o fim de 2024. Após deixar o Flamengo, ele teve passagens pelo Olympiacos da Grécia e pelo Grêmio. Desde sua saída, alguns rumores sobre a volta do lateral ao Mais Querido surgiram, mas o jogador já deixou claro que ”2019 não volta mais”.
Por fim, William Arão, volante que se destacou no meio-campo do Flamengo, deixou o clube em 2022 e agora defende as cores do Panathinaikos, da Grécia. Arão assinou um contrato de dois anos com o clube grego, que pagou R$ 10,8 milhões ao Fenerbahçe. O jogador tem sido uma peça importante no meio-campo do Panathinaikos, mostrando sua qualidade no futebol grego.