Flamengo divulga campanha de combate à Pobreza Menstrual

08/03/2024, 12:08
Atualizado: 08/03/2024
No Dia da Mulher, Flamengo anuncia campanha de combate à Pobreza Menstrual

O Flamengo anunciou uma ação importante nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Através das redes sociais, o clube divulgou que está participando de uma campanha de combate à Pobreza Menstrual; saiba o que é e como colaborar.

Em parceria com a ONG Absorvendo Amor e a Associação Recomeçar, o Rubro-Negro irá arrecadar absorventes descartáveis para distribuir a população mais carente.

Novo embaixador ‘Doe Gols’, Zico coloca itens pessoais em leilão

Para participar, o torcedor deve se dirigir ao centro de arrecadação dos itens higiênicos. O local para depósito é a Gávea, sede do Flamengo, localizada na Avenida Borges de Medeiros, nº 997, bairro do Leblon – RJ.

A campanha prossegue até o fim do mês, dia 31 de março. Além da doação dos absorventes na Gávea para a campanha, é possível ainda colaborar mensalmente no combate à Pobreza Menstrual. A ONG Absorvendo Amor, parceira do Rubro-Negro, recebe donativos através do PIX ou vaquinha online. Para contribuir, basta acessar o site oficial do projeto social.

Brasil tem números alarmantes de Pobreza Menstrual

A Pobreza Menstrual corresponde a falta de acesso aos itens de higiene e cuidados no período menstrual. A população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social e econômica é a que mais sofre com a questão. O tema, definido pela ONU como um problema de saúde pública e direitos humanos, ganhou força nos últimos anos e virou pauta de votação no Senado em 2021.

Uma das principais propostas para combater a Pobreza Menstrual é a distribuição gratuita de absorventes pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. No entanto, o projeto de lei foi vetado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro há três anos.

No Brasil, 29 milhões de pessoas lidam com o problema e uma em cada quatro jovens já faltou aula por não poder comprar absorventes, segundo a ONG Absorvendo Amor. Sem o dinheiro para adquirir os itens adequados de higiene, muitas pessoas precisam recorrer a jornais, pedaços de pano, miolos de pão ou folhas de árvore durante o período menstrual.


Compartilhe