Flamengo cai uma posição no ranking da Conmebol e está atrás de Palmeiras, River e Boca

18/12/2023, 17:36
Atuação ruim na Libertadores 2023 pune Flamengo em ranking da Conmebol com River, Boca e Palmeiras a frente

Após um péssimo ano na Libertadores, o Flamengo vê as consequências do seu desempenho ruim. Nesta segunda-feira (18), a Conmebol divulgou o ranking atualizado de clubes com o Mais Querido caindo de posição. Agora, Palmeiras, River e Boca estão a frente.

Em 2022, o Flamengo aparecia em terceiro lugar, atrás de Palmeiras e River Plate. Porém, neste ano, a Conmebol colocou o Boca Juniors na frente do Rubro-Negro, que passa a ocupar a quarta posição. Vale lembrar que o Boca, apesar de ter chegado a final neste ano, sequer está classificado para a próxima Libertadores.

Leia mais: Alerta da Fifa para a CBF pode tirar o Flamengo da Libertadores

A Conmebol utiliza dados da performance de cada clube nos últimos 10 anos da Libertadores, Sul-Americana e títulos nacionais para montar o ranking.

Foto: Divulgação/Conmebol

Fora Flamengo e Palmeiras, outros oito clubes brasileiros estão no Top 30. A lista é importante para a Conmebol definir os potes do sorteio para a Libertadores 2024. O Mengão garantiu a vaga direta na fase de grupos da competição e será cabeça de chave, assim como Fluminense, Palmeiras, Grêmio e São Paulo.

E o sorteio que definirá cada grupo da Liberta já tem data marcada. O Flamengo conhece seus primeiros adversários da Glória Eterna em março. Depois, a fase de grupos da Libertadores começa no dia 3 de abril e termina no dia 29 de maio.

Nesse ano, o Mais Querido decepcionou na competição mais importante do continente. Fez uma campanha inconstante na fase de grupos, com 11 pontos de 18 possíveis e terminou em segundo lugar do Grupo A. Apesar de ter avançado para o mata-mata, o Flamengo não foi muito longe. O Olimpia eliminou o Rubro-Negro ainda nas oitavas, com o agregado de 3 a 2. O Fluminense ficou com o título dessa edição.

No ranking CBF, Flamengo é líder

Bem diferente do ranking Conmebol, o Flamengo é líder absoluto na lista feita pela CBF. A Confederação Brasileira de Futebol também divulgou o seu ranking atualizado neste mês. Nem mesmo o ano ruim conseguiu tirar o Mais Querido do topo com uma larga distância para o segundo colocado.

Veja o Top 10 do ranking divulgado pela CBF:

  1. Flamengo (16.678)
  2. Palmeiras (15.372)
  3. São Paulo (14.828)
  4. Athletico Paranaense (13.888)
  5. Atlético Mineiro (13.282)
  6. Corinthians (12.926)
  7. Fluminense (12.672)
  8. Grêmio (12.456)
  9. Fortaleza (12.350)
  10. América Mineiro (11.533)

São quatro anos consecutivos na liderança. Nessa temporada, o Rubro-Negro não conquistou títulos e ainda acumulou quatro vices. Mas a CBF manteve o Maior do Brasil em primeiro lugar, superando os campeões Palmeiras, do Brasileirão, e São Paulo, da Copa do Brasil.

A partir de 2013, o Ranking Nacional dos Clubes passou a ser avaliado a partir do desempenho dos últimos cinco anos. Ou seja, a CBF computou as atuações do Flamengo desde 2018. A Confederação aplica um peso maior para os anos mais recentes.


Partilha