Flamengo cai uma posição no ranking da Conmebol e está atrás de Palmeiras, River e Boca
Após um péssimo ano na Libertadores, o Flamengo vê as consequências do seu desempenho ruim. Nesta segunda-feira (18), a Conmebol divulgou o ranking atualizado de clubes com o Mais Querido caindo de posição. Agora, Palmeiras, River e Boca estão a frente.
Em 2022, o Flamengo aparecia em terceiro lugar, atrás de Palmeiras e River Plate. Porém, neste ano, a Conmebol colocou o Boca Juniors na frente do Rubro-Negro, que passa a ocupar a quarta posição. Vale lembrar que o Boca, apesar de ter chegado a final neste ano, sequer está classificado para a próxima Libertadores.
Leia mais: Alerta da Fifa para a CBF pode tirar o Flamengo da Libertadores
A Conmebol utiliza dados da performance de cada clube nos últimos 10 anos da Libertadores, Sul-Americana e títulos nacionais para montar o ranking.
Fora Flamengo e Palmeiras, outros oito clubes brasileiros estão no Top 30. A lista é importante para a Conmebol definir os potes do sorteio para a Libertadores 2024. O Mengão garantiu a vaga direta na fase de grupos da competição e será cabeça de chave, assim como Fluminense, Palmeiras, Grêmio e São Paulo.
E o sorteio que definirá cada grupo da Liberta já tem data marcada. O Flamengo conhece seus primeiros adversários da Glória Eterna em março. Depois, a fase de grupos da Libertadores começa no dia 3 de abril e termina no dia 29 de maio.
Nesse ano, o Mais Querido decepcionou na competição mais importante do continente. Fez uma campanha inconstante na fase de grupos, com 11 pontos de 18 possíveis e terminou em segundo lugar do Grupo A. Apesar de ter avançado para o mata-mata, o Flamengo não foi muito longe. O Olimpia eliminou o Rubro-Negro ainda nas oitavas, com o agregado de 3 a 2. O Fluminense ficou com o título dessa edição.
No ranking CBF, Flamengo é líder
Bem diferente do ranking Conmebol, o Flamengo é líder absoluto na lista feita pela CBF. A Confederação Brasileira de Futebol também divulgou o seu ranking atualizado neste mês. Nem mesmo o ano ruim conseguiu tirar o Mais Querido do topo com uma larga distância para o segundo colocado.
Veja o Top 10 do ranking divulgado pela CBF:
- Flamengo (16.678)
- Palmeiras (15.372)
- São Paulo (14.828)
- Athletico Paranaense (13.888)
- Atlético Mineiro (13.282)
- Corinthians (12.926)
- Fluminense (12.672)
- Grêmio (12.456)
- Fortaleza (12.350)
- América Mineiro (11.533)
São quatro anos consecutivos na liderança. Nessa temporada, o Rubro-Negro não conquistou títulos e ainda acumulou quatro vices. Mas a CBF manteve o Maior do Brasil em primeiro lugar, superando os campeões Palmeiras, do Brasileirão, e São Paulo, da Copa do Brasil.
A partir de 2013, o Ranking Nacional dos Clubes passou a ser avaliado a partir do desempenho dos últimos cinco anos. Ou seja, a CBF computou as atuações do Flamengo desde 2018. A Confederação aplica um peso maior para os anos mais recentes.