Flamengo busca ampliar hegemonia na Taça Guanabara

05/03/2023, 09:00
Flamengo levantando troféu da Taça Guanabara de 2021; clube pode ser campeão nesta quarta-feira, contra o Fluminense

Neste domingo (5), Flamengo e Vasco se enfrentam no Maracanã, às 18h10, pela décima rodada da Taça Guanabara, turno único do Campeonato Carioca. Para o Flamengo, uma vitória no clássico irá aumentar ainda mais a distância para os rivais.

Líder isolado da tabela com 23 pontos, o Flamengo precisa vencer o Vasco para ser campeão da Taça Guanabara com uma rodada de antecedência. Será o 24º título de Taça Guanabara que o Flamengo conquista ao longo da história. Em nenhuma outra competição o Rubro-Negro tem uma dominância tão expressiva.

Leia também: Jogadores do Flamengo usam discurso semelhante para apoiar Vitor Pereira

A primeira edição de Taça Guanabara foi disputada em 1965. Sendo assim, a atual edição representa a 59ª edição do torneio que faz parte do Campeonato Carioca. Portanto, caso conquiste o 24º quarto título ao vencer o Vasco, o Flamengo terá conquistado 40,6% dos troféus da competição.

Além disso, em nenhum outro campeonato o Flamengo tem tanta diferença de títulos para o segundo colocado. Isso porque o Mais Querido possui 23 conquistas e Vasco, que aparece na segunda colocação, venceu apenas 13 edições do torneio.

Confira a lista de campeões da Taça Guanabara:

  • Flamengo- 23 títulos
  • Vasco- 13 títulos
  • Fluminense- 11 títulos
  • Botafogo- 8 títulos
  • Volta Redonda- 1 título
  • America- 1 título
  • Americano- 1 título

Zico exalta importância da Taça Guanabara para o Flamengo

Na última sexta-feira (3), Zico completou 70 anos de idade e teve uma grande comemoração no Jóquei Clube do Rio de Janeiro. O Galinho concedeu entrevistas, comentou sobre o clássico entre Flamengo e Vasco e afirmou que conquistar a Taça Guanabara é importante para o Fla. Assim, os jogadores do Mengão devem entrar em campo sabendo da responsabilidade.

“Torcer para o Flamengo vencer e ser campeão da Taça Guanabara logo. A Taça Guanabara sempre foi um título, espero que eles entendam isso e façam a torcida comemorar. O momento não é dos melhores. Não é fácil pegar jogos importantes no início de temporada enquanto faz uma mudança de filosofia de jogo. Mesmo que haja entrosamento, é sempre mais complicado”, finalizou o Galinho.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.