Flamengo, Botafogo e Fluminense fazem RJ entrar para história da Libertadores
Classificado de forma emocionante na noite da última quinta-feira (22), o Flamengo se juntou aos cariocas já classificados, Fluminense e Botafogo, colocando a cidade do Rio de Janeiro na história da Libertadores. Isso porque é a primeira vez na competição em que três times da mesma cidade estão presentes nas quartas de final.
Tal feito já foi obtido anteriormente no âmbito de estado ou província, como é o caso de São Paulo e Buenos Aires, respectivamente. No entanto, Botafogo, Fluminense e o Mengão fizeram história, colocando a cidade do Rio de Janeiro na parada.
➕ Últimas notícias do Flamengo: vaga nas quartas da Liberta, Tite aliviado e Rossi como herói
O acontecimento marca também uma prova da grande evolução recente dos times cariocas, que, após anos de ostracismo em boa parte do século, agora voltam a disputar forças todos ao mesmo tempo.
A última vez que duas equipes do Rio estiveram juntas nas quartas de Libertadores foi em 2021, com Fla e Flu, que, inclusive, poderiam se enfrentar em um confronto histórico nas semifinais. No entanto, a equipe das Laranjeiras foi eliminada pelo Barcelona do Equador, enquanto o Flamengo chegou à decisão daquela edição, sendo derrotado pelo Palmeiras.
Flamengo pode ter clássicos históricos pela frente na Libertadores
Mesmo derrotado por 1 a 0 pelo Bolívar na altitude de La Paz, a boa vantagem no jogo de ida no Maracanã garantiu a vaga do Flamengo nas quartas de final da Libertadores. O Mengão agora enfrenta o Peñarol, no entanto, a torcida já projeta adiante possíveis grandes clássicos a caminho.
Isso porque, no mesmo lado da chave do Rubro-Negro, se enfrentam São Paulo e Botafogo, que passaram pelo Nacional do Uruguai, e Palmeiras, respectivamente. Então, caso chegue às semifinais, o Flamengo pode ter duas disputas épicas pela frente.
Seja um clássico estadual cheio de tensão contra o Botafogo ou uma revanche pela Copa do Brasil de 2023 diante do São Paulo, a Nação terá de estar com o coração preparado para uma possível sequência de decisões de tirar o fôlego.
Mas não é só nas semifinais que o Flamengo pode ter grandes confrontos, pois, do outro lado da chave, estão vivos Fluminense e River Plate. Chegando a uma possível final, seja com qualquer um desses dois adversários, o Mengão poderia ter uma das trajetórias rumo ao título mais grandiosas da história da Libertadores e também do clube.