Flamengo x Botafogo: Artur Jorge lamenta baixa de Tiquinho e indica improvisar
A condição física de Tiquinho Soares causa apreensão no Botafogo antes de enfrentar o Flamengo, no domingo, pelo Brasileiro. O atacante sentiu lesão e deixou o campo aos 7 minutos de partida contra o Universitário (PER), nesta quarta-feira (24), pela Libertadores. Após o jogo, o técnico Artur Jorge lamentou provável desfalque e busca solução para o clássico ao ficar sem centroavante à disposição.
“Neste momento, o que é possível falar sobre o Tiquinho é que é uma baixa e tanto. Se confirmar, e falo assim porque espero o resultado clínico. O importante para mim, tendo em conta por ter perdido Tiquinho e Matheus Nascimento, é olhar para dentro. Na missão que temos e direcionamento que queremos, algumas vezes tivemos mais Eduardo e Junior por dentro, outras o Savarino, mas veremos outras possibilidades para fazer outras alternativas por dentro”, disse Artur Jorge após vitória por 3 a 1.
➕: Mansur questiona escolhas de Tite após derrota do Flamengo na Libertadores
O Botafogo não conta com o jovem Matheus Nascimento também por lesão muscular. Ele é o único centroavante de origem do elenco principal que poderia substituir Tiquinho na função, mas a ausência obriga Artur Jorge a improvisar jogadores de outras opções para manter o esquema tático do time.
O treinador optou por colocar o meia Eduardo na vaga de Tiquinho, mas desfez sua tática e colocou o atleta centralizado. O sistema passou a admitir movimentação ainda maior do que com o centroavante titular, que também se movimenta, e os atletas de frente mudaram de posição de forma constante.
O treinador centralizou Júnior Santos e colocou Eduardo para jogar como espécie de segundo ataque por dentro, enquanto Savarino e Luiz Henrique estavam abertos nas pontas. Mas há mudanças previstas para mudar dinâmica ofensiva sem mexer na equipe. Hora Luiz Henrique invertia de posição com Júnior Santos, assim como Savarino também atuou na faixa central por momentos da partida.
Artur indica que essa será a opção caso não tenha Tiquinho para o clássico. No entanto, há também possibilidade do treinador escalar o atacante Jeffinho, que se recupera de dores no joelho e deve ficar à disposição.
Técnico do Botafogo projeta clássico com o Flamengo
Artur Jorge também foi questionado sobre suas expectativas para enfrentar o Flamengo e mostrou certo incômodo com pergunta destacando dificuldade de enfrentar o Mengão. O português reconheceu a força do time rubro-negro, mas entende que o time do Botafogo está em alta após três vitórias seguidas e acredita em boa preparação.
Vou começar a falar sobre a expectativa porque sou bem mais positivo do que você. Ganhamos três jogos e é isso que me alimenta. Teremos um jogo muito difícil contra um dos candidatos ao título, é uma equipe de grande qualidade técnica. Tentaremos estar preparados. Ninguém ganha os jogos antecipadamente, tentaremos nos preparar para estarmos prontos.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.