Flamengo, base e desejo de voltar ao clube: Athirson fala com exclusividade ao MRN

21/01/2018, 15:58

"Sempre fui um torcedor apaixonado do Flamengo", assim declara Athirson, filho da base e com um belo histórico dentro do clube. O ex-lateral esquerdo concedeu uma entrevista exclusiva ao Mundo Rubro Negro, durante um evento na Loja Nação Rubro-Negra de Nova Friburgo/RJ, na tarde de ontem (20). Com propriedade, falou sobre o momento do Mais Querido, os Garotos do Ninho e o desejo de um dia voltar a trabalhar na equipe.

Promovido aos profissionais em 1996, Athirson foi um dos melhores laterais que passaram pelo Flamengo nos últimos anos. Ao ser questionado sobre o atual momento da base rubro-negra e os garotos que estão sendo utilizados na equipe profissional, ele deixou claro que está otimista com esta geração, mas que é preciso ter cautela no aproveitamento dos atletas.

-- É importante ter uma mescla de jogadores jovens e experientes, para que os mais novos entendam como funciona o profissional --, afirma.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Tfr9-ZHrj4Q[/embed]

Pelo Rubro-Negro, o ex-jogador esteve em campo em 253 oportunidades (121 vitórias, 55 empates e 77 derrotas) e fez 37 gols.  Na vasta cartela de títulos, destaque para a Copa Ouro de 1996, a Mercosul de 1999 e os Cariocas 1999 e 2000 - no último, foi o craque do torneio. Em 2002, conquistou o prêmio Bola de Prata. Agora trabalhando como técnico, ele deixou claro que almeja um dia voltar ao Flamengo.

-- Seja no cargo de gestor ou treinador, qualquer função que eu possa usar tudo aquilo e fiz e aprendi e dar sequência na minha carreira --, declara.

Confira a entrevista completa

Necessidade de reforços para o Flamengo

O reforço, dependendo da forma como seja planejado, é sempre bem-vindo. Não estou vivenciando o clube hoje para dizer qual deve ser a principal contratação, mas a gente sabe que não temos um atacante "matador". O Guerrero não está podendo jogar e não acho que ele tenha essa característica. Já o Felipe Vizeu está iniciando ainda sua carreira, é jovem, está buscando seu espaço. Mas precisamos de uma referência de nome, bagagem, currículo, que assuma esta responsabilidade..

Atletas vindos da base

Desde 95/96, a safra de atletas revelados no Flamengo deu uma diminuída. Subiram um ou dois por geração, sem aquela referência de subir uma leva de uma só vez. Hoje, o Flamengo está voltando a trazer uma grande safra de jogadores. Mas é preciso lapidar, tudo tem seu tempo, cada um tem sua maturidade. Estas etapas não podem ser queimadas. Alguns vestem a camisa e não sentem nada, outros já sentem a pressão... o que é normal. Por isso é importante ter uma mescla de jogadores jovens e experientes, para que os mais novos entendam como funciona o profissional.




O futebol do Flamengo

O Flamengo hoje já tem estrutura para contratar bons jogadores, diferente de alguns anos atrás. Com isso, buscando aos poucos as peças ideais, o clube pode brigar pela Libertadores, que é o grande sonho. Mas é preciso fazer o planejamento correto para que não haja problema. No ano passado, perdemos o Diego na fase de grupos e não tinha outro para colocar no lugar, a opção para substituir o meia veio sem condição de jogo (Conca).

O planejamento precisa ser feito a longo prazo. Os meninos (base) podem chegar lá, arrebentarem e não precisar de contratação alguma. Mas pode acontecer como no ano passado, o Flamengo na reta final, nos jogos principais, não tinha os seus jogadores referência e acabou sofrendo. O Flamengo tem uma safra nova e bons jogadores que seguiram no elenco, está tendo uma boa pré-temporada e tem tudo para conseguir fazer um ano melhor do que 2017.

Carreira no Mais Querido

Sempre fui torcedor apaixonado do Flamengo. Tive o prazer de jogar na equipe desde as categorias de base até o profissional e vir a ser um ídolo do clube. Fui projetado lá, eles acreditaram no meu potencial. Sou muito grato.

Carinho da torcida

Estou sempre participando destes eventos do Flamengo e o torcedor busca na memória algum título, jogo, gol que o marcou em algum momento. Hoje uma menina esteve aqui (no evento da Loja Nação Rubro-Negra) falando que veio só para me ver, que era fã, que tinha muito carinho, guardava todas as fotos...e isso não tem preço, é impagável. Este carinho é gratificante.

Técnico Athirson

Quando você para de jogar fica na expectativa de seguir com a sua vida. Eu parei com 33 anos, muito jovem. Com isso, fui dar sequência na minha vida pós-futebol. Tive a oportunidade de ser empresário. Não gostei. Não foi uma experiência que me agradou muito porque você fica sempre dependendo de um jogador que não tem a mesma filosofia de vida que você teve. Por uma decepção grande que tive com um atleta, acabei seguindo a minha vida e falei "não quero mais" (continuar na carreira de empresário). Logo na sequência fui pra Fox Sport para ser comentarista, onde fiquei dois anos. Lá acabei me motivando a fazer o curso de treinador. Fiz gestão esportiva e a partir daí comecei a estudar um pouco mais sobre futebol. Virei treinador e gostei bastante da experiência.

Desejo de voltar

Gostaria de voltar algum dia ao Flamengo, em qualquer categoria. Seja no cargo de gestor ou treinador, qualquer função que eu possa usar tudo aquilo e fiz e aprendi e dar sequência na minha carreira.


Partilha