Na noite deste sábado (8), o Flamengo não tomou conhecimento do Rio Claro e conseguiu sua 28ª vitória no Novo Basquete Brasil (NBB). Fora de casa, o Orgulho da Nação venceu o time paulista por 100 a 53, e agora se prepara para a última rodada, contra o líder Franca. Gabriel Jaú e Hettsheimeir foram os cestinhas da partida, com 17 pontos cada.
Na penúltima rodada do torneio nacional, e com o segundo lugar já assegurado na competição, o Flamengo foi até Rio Claro cumprir tabela. De olho no Final Four da Liga das Américas, dia 14, o técnico Gustavo de Conti aumentou a rotação e diminuiu a minutagem da maioria dos seus atletas. Nenhum jogador rubro-negro atuou por mais de 30 minutos, por exemplo.
Leia mais: Prognósticos e odds para Flamengo x Fluminense na final do Carioca
A partida começou com o Flamengo administrando a intensidade e jogando dentro do garrafão. Por isso, a partida parecia equilibrada, e o primeiro quarto terminou 22×19 para o Mais Querido, com 11 pontos do pivô Hettsheimeir. No segundo quarto o panorama seguiu o mesmo, mas com mais eficiência, o Rubro-Negro aumentou a vantagem e foi para o intervalo vencendo o Rio Claro por 10 pontos.
Mas na volta do intervalo, o Flamengo acelerou e forçou o jogo nas bolas do perímetro. Com quatro bolas de três no período, e com a parte técnica fazendo a diferença, o Flabasquete venceu a parcial por 27 a 10, com sete pontos de Gabriel Jaú.
No último quarto a diferença foi ainda maior. 33 a 10 nos últimos 10 minutos, e placar centenário do Mengão, com diferença de quase 50 pontos. O Rubro-Negro fecha sua participação na primeira fase do NBB contra o Franca.
Próximo jogo do Flamengo no NBB
Depois de atropelar o Rio Claro, o Flamengo encerra a fase regular do torneio nacional contra o líder da competição, o Sesi Franca. O time paulista também venceu nesta rodada, e chegou a sua 31ª vitória. Portanto, caso vença o Rubro-Negro, fechará a primeira fase de maneira invicta, batendo o recorde de vitórias do basquete brasileiro.
Assim, a partida acontece nesta segunda-feira (10), no Pedrocão, às 20h.