Noite de Libertadores no Maracanã é sempre especial. Até porque esse ano, a grande final volta ao estádio. Assim, é claro que a Nação quer ver o Flamengo voltando a disputar a taça e cada jogo em casa da campanha é muito importante. O clube, aliás, sabe aproveitar muito bem o fator casa. Já faz mais de quatro anos que o Mais Querido não é derrotado no torneio continental jogando como mandante.
O Sofascore publicou os dados e eles impressionam. São 22 jogos de invencibilidade contando com a vitória sobre o Ñublense, por 2 a 0, na noite da última quarta-feira (19). Desses 22 jogos, apenas três são empates, e o Mengão venceu 19 vezes. Ou seja, o aproveitamento é de 90,9%.
Leia Mais: Sampaoli exalta elenco do Flamengo após vitória na Libertadores
Mas os números são ainda mais absurdos quando olhamos para bola na rede. De ambos os lados. O Flamengo foi vazado apenas 12 vezes no período. No setor de ataque, marcou simplesmente 64 gols. Ou seja, média de quase três gols por partida, dado muito difícil de se encontrar na estatística de qualquer clube do mundo. O saldo de gols é de 52.
Além dos 12 gols sofridos, ao todo, foram apenas 19 grandes chances criadas pelos adversários. Os 64 gols marcados pelo Flamengo saíram de uma batida de 87 grandes chances criadas. Ou seja, foram 23 chances desperdiçadas. Só os gols perdidos são mais que as chances cedidas aos rivais.
Última derrota do Flamengo pela Libertadores no Maracanã aconteceu em 2019, contra o Peñarol
O Flamengo perdeu pela última vez no torneio continental jogando em casa contra o Peñarol, do Uruguai. Quem marcou foi Lucas Viatri, que deu a vitória aos uruguaios por 1 a 0. Gabigol chegou a ser expulso na reta final da partida.
No jogo em questão, Abel Braga deixou Arrascaeta no banco durante os 90 minutos. Assim, arrancando críticas dos torcedores, no dia 03/04/2019. No entanto, a campanha culminou no sonhado bicampeonato. Dessa forma começava uma hegemonia, que deu no tri da Libertadores em 2022.