Flamengo teve queda brusca de aproveitamento nos jogos que sofreu gol em 2023
O elenco do Flamengo se tornou referência de títulos também por saber jogar grandes jogos e lidar com forte pressão, mas essa característica não apareceu este ano. Em uma temporada muito ruim dentro e fora de campo, a equipe não manteve o aproveitamento de anos anteriores em jogos que sofreu gol. Em 2023, o gol do adversário resultou em grande queda da equipe, desorganização e resultados negativos.
O Flamengo sofreu um total de 80 gols na temporada de 2023 e teve a meta superada em 41 dos 76 jogos que disputou, cerca de 54%. O time terminou o ano com o péssimo aproveitamento de 45% nessas partidas, com 15 vitórias, oito empates e 18 derrotas. E é importante destacar que os dois times marcaram em 34 desses jogos, mas o Rubro-Negro teve a maioria dos resultados adversos.
Leia mais: Substitutos de Bebeto e Renato Augusto no Fla deixaram traumas que De La Cruz terá que superar
O time saiu na frente do placar em 23 dos 34 jogos em que também marcou, mas venceu apenas 10, deixou o adversário empatar cinco vezes e sofreu oito viradas. O número de vezes que os rivais reverteram o placar contra o Fla, aliás, é o maior índice negativo da equipe nos últimos anos.
Os resultados ficam ainda piores em comparação com a temporada de 2022, em que o Flamengo conquistou os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. No ano passado, o Mais Querido sofreu gols em mais jogos (45) e terminou a temporada om um aproveitamento muito superior de 57%.
Foram 19 vitórias, 11 empates e 15 derrotas da equipe na última temporada em jogos que sofreu gols. Além disso, o elenco conseguia se manter concentrado em jogos importantes apesar de sofrer um gol ou alguma outra situação adversa. Afinal, sofreu gols em quase todas as fases de mata-mata que disputou nas campanhas de título.
Este 2023, por outro lado, o Flamengo sofreu uma virada vexatória para o Olimpia e foi eliminado da Libertadores. Já na final da Copa do Brasil, sofreu empate logo após abrir o placar e não conseguiu reverter a derrota no primeiro jogo.
Aproveitamento do Flamengo cai para 21% no Brasileirão
O aproveitamento do Flamengo em jogos que o adversário marcou cai para 21% no Brasileirão em 2023. O time sofreu gol em 23 das 38 rodadas e fechou a competição com sete vitórias, seis empates e nove derrotas nessas partidas. Os números explicam a dificuldade do time em brigar pelas primeiras posições durante o torneio.
Os piores resultados foram no Maracanã, sinônimo de segurança e domínio rubro-negro nos últimos anos. O Flamengo conquistou apenas uma vitória nos nove jogos que sofreu gol como mandante, contra o Cuiabá, por 2 a 1. Os resultados dos outros oito jogos foram quatro empates e quatro derrotas. Portanto, somou sete pontos de 27 disputados.
Foram mais vitórias em jogos fora de casa, algo surpreende. A campanha do Fla foi de de seis vitórias, um empate e seis derrotas. No entanto, somar 19 pontos em 42 disputados (45%) é um número muito baixo para um time que deve lutar pelo título da competição.
Tite cobrou maturidade ao elenco do Flamengo
O técnico Tite parece ter encontrado um dos motivos para os péssimos resultados em jogos que o Flamengo sofreu gol. Na coletiva de imprensa após a derrota de virada para o Santos, o treinador criticou a falta de maturidade e instabilidade da equipe após Gerson receber cartão vermelho e o adversário empatar o jogo.
“São partes do jogo. A partida tem diferentes etapas. Temos que ter maturidade para jogar nessas diferentes situações. Não vou entrar no mérito da expulsão. Eu a vi e tenho minha opinião, vou deixar com vocês. Mas não justifica que nós tenhamos uma instabilidade. A instabilidade tivemos no momento do empate. Antes, tivemos infiltrações, acertamos a trave, mas tomamos o gol e sentimos.”
O fim de temporada com o treinador deixou esperanças para o próximo ano. O Flamengo já se movimenta no mercado de transferências, contratou Nicolás de la Cruz e deve ter um elenco ainda mais forte. Sendo assim, a expectativa é que o Mengão retome o caminho dos títulos em 2024.
*Matéria em colaboração com a cientista de dados Ananda Almeida
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.