Flamengo aposta na 'maldição de Ceni' para vencer o Bahia

28/08/2024, 07:13
Rogério Ceni no Maracanã

A noite é de Copa do Brasil, uma das três competições em que o Flamengo segue vivo e em busca do título. O jogo de ida das quartas de final acontece na Arena Fonte Nova, contra o Bahia do técnico Rogério Ceni, nesta quarta-feira (28), e o MRN apresenta a partida trazendo todos os detalhes.

Horário e onde assistir Bahia x Flamengo

O importante jogo está marcado para às 21h30 (horário de Brasília), e para assistir, os torcedores terão algumas opções diferentes. A principal delas é a TV Globo, na televisão aberta (exceto MG, SP e RS). A emissora passa ainda a partida de outras duas formas: pelo SporTV e Premiere. Luís Roberto narra na Globo, e no SporTV, Luiz Carlos Jr.

Arbitragem definida

O árbitro Raphael Claus foi o escolhido para apitar Bahia x Flamengo. Além disso, seus assistentes também foram definidos: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Neuza Ines Back (SP). O trio é responsável por comandar o jogo da Copa do Brasil.

Como chega o Bahia

O clube nordestino vive crescente na temporada, o que pode ser perigoso para o Flamengo. Após um período ruim, a equipe soma três vitórias e um empate, ou seja, há quatro jogos invicta. Duas dessas partidas foram contra o Botafogo, que venceu o Mengo por 4 a 1 no Brasileirão.

  • Bahia 0 x 0 Botafogo- Brasileirão
  • Grêmio 0 x 2 Bahia- Brasileirão
  • Bahia 2 x 0 Vitória- Brasileirão
  • Bahia 1 x 0 Botafogo- Copa do Brasil

Reencontro com Everton Ribeiro

Os principais astros do Bahia são Cauly e Everton Ribeiro. O ídolo do Flamengo não teve seu contrato renovado após o fim de 2023, acertando com o Bahia e se tornando peça fundamental da equipe, sendo crucial para o esquema de Rogério Ceni.

Prováveis escalações de Bahia e Flamengo

O Bahia não tem Biel, Gilberto e Acevedo (lesionados) e Rafael Ratão (suspenso). Mas os já citados Cauly e Everton Ribeiro serão titulares, o que representa um grande perigo para o Flamengo.

Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro; Thaciano e Everaldo.

O técnico Tite, por sua vez, faz algumas mudanças. O goleiro Matheus Cunha segue como arqueiro da Copa do Brasil. Nico de la Cruz retorna, enquanto Wesley, Léo Ortiz, David Luiz e Allan, deixam o time em relação ao último jogo. Varela, Fabrício Bruno, Ayrton Lucas também entram.

Matheus Cunha; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson, De La Cruz; Luiz Araújo, Michael (Léo Ortiz) e Bruno Henrique.

Retrospecto é muito positivo

Se depender do histórico, o Flamengo sai de Salvador com mais uma vitória. Isso porque o Rubro-Negro já soma oito vitórias consecutivas contra esse adversário nos últimos anos. De 2019 em diante, o Flamengo não só nunca perdeu, como marcou incríveis 26 gols no período.

  • Flamengo 2 x 1 Bahia- Maracanã- 10 ª rodada Brasileirão 2024
  • Flamengo 1 x 0 Bahia- Maracanã- 25ª rodada Brasileirão 2023
  • Bahia 2 x 3 Flamengo- Fonte Nova- 6ª rodada Brasileirão 2023
  • Flamengo 3 x 0 Bahia- Maracanã- 31ª rodada Brasileirão 2021
  • Bahia 0 x 5 Flamengo- Pituaçu- 12ª rodada Brasileirão 2021
  • Flamengo 4 x 3 Bahia- Maracanã- 26ª rodada Brasileirão 2020
  • Bahia 3 x 5 Flamengo- Pituaçu- 7ª rodada Brasileirão 2020
  • Flamengo 3 x 1 Bahia- Maracanã- 32ª rodada Brasileirão 2019

‘Maldição’ de Rogério Ceni perdura como técnico

Desde que se tornou treinador, Rogério Ceni jamais venceu o Flamengo. O histórico do ex-goleiro é horrível contra o clube, o que dá ainda mais esperanças para o torcedor acreditar em uma vitória e na classificação para a semifinal da Copa do Brasil.

O mais impressionante é que Rogério Ceni sequer conquistou um empate. Em 12 jogos, Ceni saiu derrotado em todos eles, se mostrando um grande freguês do Mengão e aparentando estar fadado ao fracasso todas as vezes que tenta jogar contra o Rubro-Negro. Além do Bahia, ele tentou comandando o São Paulo, Fortaleza e Cruzeiro, mas jamais obteve sucesso.

Rogério Ceni chegou a se juntar ao Flamengo para ser campeão brasileiro em 2020. No Bahia, as dificuldades serão grandes, já que o clube ainda tem o histórico de nunca ter avançado até a fase semifinal.

Rogério Ceni joga pressão para o Flamengo

Se por um lado o fato é positivo, por outro, Rogério Ceni se vê com a faca e o queijo na mão para jogar toda a pressão para o lado de cá. Em coletiva de imprensa antes de reencontrar o Mengo, Ceni aborda os desfalques do clube, mas diz que a resolução encontrada pelo Flamengo é simples.

“Nós estamos prontos para ter um grande jogo. O Botafogo serve muito como referência para a gente. O Flamengo desfalcado é um grande time. Com todo mundo, é um time melhor ainda. E quando está desfalcado, vai lá e contrata mais três, e assim vai”, diz.

Ceni também se disse realista ao jogar a pressão no Flamengo.

“Temos que ser realistas. Não é fácil. Tem times que crescem muito em jogos eliminatórios. Eu espero que a gente possa fazer um grande jogo. Vamos tentar disputar de igual para igual com o Flamengo”, completa.