Flamengo aposta em joias do sub-17 para chegar ao penta na Copinha
O Flamengo estreia na Copinha deste ano na próxima quarta-feira (5), às 21h45, contra a equipe do Forte-ES. A segunda partida dos Garotos do Ninho é contra a equipe cearense do Floresta, no sábado (8), às 19h.
O último desafio é contra o Oeste, curiosamente um clube inspirado no Flamengo. O Oeste transferiu-se já há alguns anos de Osasco para Barueri, que é a sede do Grupo 29, onde o Mengão joga toda a primeira fase este ano.
Leia também: Brasileirão Sub-20: analistas da base comentam decisão na Gávea
Todos os jogos do Flamengo nesta fase de grupos serão transmitidos pelo SporTV. A competição é um belo aperitivo para aqueles que estão sentindo abstinência do futebol rubro-negro nos gramados. Mais do que isso, para aqueles que acompanham a base mais de perto, uma grande oportunidade de mais uma vez o comportamento dos jogadores no início de mais uma temporada.
A curiosidade faz mais sentido após as declarações do técnico Fábio Matias. Em entrevista ao MRN, o treinador comentou que a competição será importante para alguns jogadores que estão no último ano do sub-20, em um momento em que esperam uma vaga no estrelado elenco profissional ou a oportunidade em outro clube.
— Então temos uma expectativa boa em relação à Copa São Paulo, mas agora também sabemos que vai ser um período de transição. São vários os meninos no elenco que já estão no último ano e devem procurar um espaço no profissional ou em outros clubes. Por isso teremos um time mais novo que deverá ser bem trabalhado — explicou o técnico.
Complemente sua leitura: Mateusão, Victor Hugo e Petterson: conheça os destaques do Flamengo no Brasileirão Sub-17
Ao GE, Matias conta que o Flamengo vai apostar na base super vencedora sub-17 para conquistar pela quinta vez a Copinha – a última vez em 2018 – , mas salienta que o objetivo principal é ir o mais longe possível “para que os atletas sejam vistos internamente pelo clube”.
Cancelada em 2021 por conta da pandemia, este ano a competição vai receber também jogadores de até 21 anos. Ainda assim, o Flamengo aposta em revelações do sub-17 como Mateusão, Matheus França, Petterson e Victor Hugo. Isso mostra que o time dub-20 do Flamengo não conta com grandes valores e que a direção da base já acelera o processo com os jogadores mais jovens para melhorar o plantel à disposição do técnico.
— A gente tem um processo de transição de alguns meninos de 17 anos para o sub-20. Esse ano o campeonato vai ser mais difícil para quem for com equipes mais novas. — disse o técnico ao GE.
Inscritos
Goleiros: Bruno, Kauã, Dyogo e Eduardo;
Laterais: Wesley, Breno, Samuel, Marcos Paulo e Richard;
Zagueiros: Diegão, Cleiton, Kayque, Otavio, João Victor e Darlan;
Meio-campistas: Matheus França, Pedrinho, Kayke David, Victor Hugo, Igor Jesus e Lucas André;
Atacantes: Werton, Ryan, André, Pedro Arthur, Carlos Daniel, Mateusão, Cassiano, Petterson e Camilo.