'Flamengo se apoia no talão de cheque', dispara Julio Gomes

O Flamengo está prestes a começar o sexto Brasileirão consecutivo entre os grandes favoritos ao título, mas o departamento de futebol recebeu críticas pelo trabalho. Para o jornalista Julio Gomes, do UOL, o Rubro-Negro utiliza de sua vantagem financeira para acumular jogadores de qualidade, mas apresenta falta de comando e erros de planejamento constantemente.
O jornalista fez comparação entre Flamengo e Palmeiras, que disputam hegemonia no futebol brasileiro desde 2019. Ele diz que o Mengão teve elencos melhores que o time paulista, que compensa a diferença com “estabilidade no comando” e um projeto bem definido. Além disso, afirma que em sua opinião o alviverde já trabalha as categorias de base melhor que o Fla.
➕: Amigo faz confissão sobre Jimmy Butler no Flamengo
“O Flamengo tem tido, nos últimos cinco anos, elencos melhores que os do Palmeiras. Mas o Palmeiras tem estabilidade de comando, parece saber melhor os caminhos a serem trilhados, enquanto o outro se apoia mais no talão de cheque. O Flamengo tinha uma das bases que mais rendiam frutos no país, hoje é o Palmeiras quem melhor trabalha o futebol de formação – coisa que nunca foi marca de sua história e que é o maior acerto do clube nos últimos dez anos de bonança e títulos”, diz Julio Gomes em sua coluna no UOL.
Julio Gomes entende que o clube poderia ser ainda mais dominante se todas as áreas tivessem o mesmo nível de excelência. Mas acredita que o elenco com muita qualidade e o trabalho do técnico Tite são suficientes para o Mengão estar isolado como favorito ao título do Campeonato Brasileiro.
“Pontos corridos são um tipo de torneio de privilegia demais quem tem dinheiro, leia-se, elenco farto, e quem tem bases defensivas sólidas. Tomar poucos gols é mais relevante para a construção de pontos do que fazer muitos gols, simples assim. E o Flamengo é tudo de bom em termos defensivos, porque Tite é um conhecedor importante dos caminhos para tal solidez. Tem fartura de jogadores no setor e nem a Copa América será suficiente para atrapalhar.”
Flamengo estreia no Brasileirão contra o Atlético-GO
O primeiro jogo do Flamengo no Campeonato Brasileiro será contra o Atlético-GO, neste domingo (14), às 16h, no Estádio Serra Dourada. O Mengão naturalmente é amplo favorito para o confronto e terá estádio com 50% da capacidade liberada para a Nação para buscar a vitória na estreia.
Iniciar o torneio com vitória é muito importante em função da longa sequência de partidas que o time terá até o fim de maio. Portanto, garantir pontos com os adversários considerados inferiores nesse período será fundamental para um bom começo de campeonato.
Pensando na maratona, aliás, Tite deve fazer ao menos duas mudanças no time titular. Segundo o jornalista Venê Casagrade, o técnico pode poupar Varela e Pedro e começar o jogo com: Rossi; Evertton Araújo (Ayrton Lucas, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña); Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta, Luiz Araújo, Cebolinha e Bruno Henrique (Carlinhos).
No entanto, o treinador deve definir a escalação apenas o treinamento de sábado, último antes da partida.