Nesta segunda-feira (9), o Flamengo finalmente anunciou o acordo com Tite, que chega para ser o novo técnico rubro-negro. O ex-Corinthians assume o Mais Querido para cumprir com os objetivos da reta-final da temporada, mas com um vínculo até o final de 2024. Esse é o terceiro treinador que a diretoria contrata apenas em 2023.
Tite chega ao Flamengo em clima de terra arrasada, e terá muito trabalho pela frente. Isso porque, esse foi um ano para apagar da memória de qualquer torcedor: foram sete campeonatos disputados, mas sem conquistar nenhum troféu. Cabe lembrar que o desempenho dos antecessores, Sampaoli e Vitor Pereira, colaboraram para a temporada pífia, ou seja, Tite precisará fazer diferente para reconquistar a confiança da torcida e do elenco.
Leia mais: Com Tite, Fábio Mahseredjian volta ao Flamengo após 20 anos
Além disso, o treinador chega com uma missão principal: garantir que o Flamengo dispute a Libertadores de 2024. Essa foi a grande motivação do presidente Rodolfo Landim para ir atrás de um treinador fixo ainda neste ano, e não colocar o Rubro-Negro nas mãos do interino Mário Jorge até a próximo temporada.
Tite, por outro lado, também teve que fazer esforços para aceitar a proposta: havia prometido a sua família que 2023 seria um ano de descanso, sem trabalhos. Porém, voltou atrás, e aceitou o convite de Landim para comandar o Maior do Brasil. Essa será a primeira passagem de Tite no Flamengo, mas o treinador conhece bem o futebol nacional. Isso porque, Tite já trabalhou em 13 equipes do Brasil, sendo campeão em cinco clubes.
O treinador, portanto, chega a Gávea com uma bagagem rica. Tite esteve na Seleção Brasileira por seis anos, onde disputou duas Copas do Mundo e lidou com um plantel de estrelas, cenário semelhante ao que encontrará no Flamengo. O desempenho nos Mundiais não foi o ideal, mas o técnico assina com o Rubro-Negro sob grandes expectativas do torcedor.
Estreia de Tite
Sendo assim, assumindo o Mengão neste momento, Adenor terá uma importante semana livre com o seu novo time. O comandante trabalha com o Fla na Data Fifa, e dessa forma, fará sua estreia contra o Cruzeiro no próximo dia 19.
Os títulos de Tite, novo técnico do Flamengo
Em resumo, Tite conquistou 20 títulos em sua carreira, com destaque para o Corinthians, onde venceu seis troféus. O treinador zerou o futebol sul-americano levantando todas as taças possíveis. Veja, assim, os principais títulos de Tite, o novo técnico do Mengão:
Caxias do Sul
- Campeonato Gaúcho: 2000
Grêmio
- Copa do Brasil: 2001
- Campeonato Gaúcho: 2001
Internacional
- Campeonato Gaúcho: 2008 e 2009
- Sul-Americana: 2008
Al-Wahda
- Campeonato Emiradense: 2009-2010
- Supercopa dos Emirados Árabes Unidos: 2011
Corinthians
- Brasileirão: 2011 e 2015
- Libertadores: 2012
- Mundial: 2012
- Recopa Sul-Americana: 2013
- Paulistão: 2013
Seleção Brasileira
- Copa América: 2019