Flamengo anuncia reforços e confirma adeus de campeã olímpica

Atualizado: 26/01/2026, 19:15

Após a saída de Isaquias Queiroz, o Flamengo se despediu de mais uma campeã mundial nesta segunda-feira (26): a judoca Rafaela Silva, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, disputados no Rio de Janeiro. Atleta do Rubro-Negro desde 2021, a campeã olímpica teve o desligamento confirmado hoje.

➕ Flamengo e o esporte olímpico: gestão, patrocínio e a realidade ignorada no Brasil

Além da medalha de ouro na Rio-2016, no peso até 57kg, Rafaela ainda foi bronze nos Jogos de Paris, em 2024, na categoria de equipes mistas. A carioca ainda foi bicampeã mundial, em Rio-2013 e Tashkent-2022 e campeã dos Jogos Pan-Americanos em 2023, na edição de Santiago — além de várias outras medalhas.

No comunicado, em que também anuncia novas contratações para o judô, o Flamengo anunciou apenas a despedida de Rafaela Silva e destacou o tempo da passagem pelo clube. No entanto, não houve esclarecimentos sobre o motivo que levou à saída.

Flamengo faz mudanças e contrata no judô

Apesar da saída de Rafaela Silva, novos nomes foram anunciados para compor a modalidade. Rodrigo Abner chega para a categoria até 100kg, enquanto Gabrielle Ferreira passa a defender o clube na classe até 70kg. Marcelo Gomes, Karol Gimenes e Giovanna Santos, com convocações pelo Brasil, seguem no projeto.

A saída da laureada judoca vem logo após a decisão de encerrar a participação na canoagem, o que resultou na despedida do também campeão olímpico Isaquias Queiroz. Neste caso, o atleta defendeu o Flamengo por sete anos. Em comunicado, o clube explicou que a decisão fez parte de uma avaliação estratégica alinhada às novas diretrizes do esporte olímpico no clube.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.