Flamengo anuncia mudanças importantes nas vice-presidências de Marketing e Planejamento

Atualizado: 27/01/2026, 18:40

O Flamengo oficializou, nesta terça-feira (27), mudanças nas Vice-Presidências de Marketing, Comunicação e Planejamento. As alterações passam a valer a partir de 1º de fevereiro de 2026.

Adriano Imperador denuncia golpe; polícia intima recebedor do dinheiro

A principal novidade é a efetivação de Ricardo Hinrichsen como CMO (Chief Marketing Officer) do clube. Ele ocupava até então a Vice-Presidência de Marketing, Comunicação, Embaixadas e Consulados, cargo que havia assumido em 2025.

Figura conhecida nos bastidores políticos do Flamengo, Hinrichsen já foi vice-presidente de Marketing em outras gestões e chegou a concorrer à presidência do clube em 2021. Entre suas principais marcas, estão a criação da FlaTV, reformulação da Flamengo TV e participação em contratos como Olympikus e Betano. Em 2025, o Flamengo arrecadou cerca de R$ 431 milhões em receitas comerciais.

Como CMO, Ricardo Hinrichsen passa a comandar o marketing do Flamengo, centralizando as decisões estratégicas da área. Ele será responsável por patrocínios, comunicação, mídia, ativos comerciais e pelo direcionamento das ações de geração de receita do clube.

Com a mudança, Sérgio Bessa deixa a Vice-Presidência de Planejamento e assume a Vice-Presidência de Marketing, Comunicação, Embaixadas e Consulados. Sócio do Flamengo há 11 anos, Bessa tem trajetória ligada à área de gestão e governança.

Ele foi candidato à presidência do Conselho Fiscal em 2018, é formado em Administração, atua como membro do conselho fiscal do Banco Safra e do grupo Alliança, além de ser professor da Fundação Getulio Vargas.

Flamengo anuncia novo VP de planejamento 

Já a Vice-Presidência de Planejamento passa a ser ocupada por Mauro Teixeira Sampaio. Advogado e executivo, ele atuou nas áreas jurídica e de fusões e aquisições, com passagem por escritórios de advocacia e pela Rede D’Or São Luiz. No Flamengo, assume a área de planejamento do clube.

Em nota, o clube desejou sucesso aos dirigentes em suas novas funções e reforçou que as mudanças fazem parte de um processo de reorganização interna voltado ao fortalecimento da gestão e da área comercial.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pr futebol, vôlei e esportes olímpicos.