Flamengo anuncia goleira e zagueira com passagens pela Seleção Brasileira

Atualizado: 09/06/2024, 16:31
Kauane Lima e Camila Seguins com a camisa do Flamengo; atletas reforçam sub-17 do flamengo feminino

O Flamengo anunciou duas novas contratações para as categorias de base do futebol feminino neste domingo (9). Com passagens pela Seleção Brasileira de base, a goleira Kauane Lima e a zagueira Camila Seguins foram oficializadas como reforços e vão reforçar o sub-17 do Mengão.

A começar por Camila. Figura presente nas convocações do Brasil Sub-17, a defensora deixou a base da Ferroviária para assinar contrato com o Mais Querido e já está integrada com as novas companheiras. Aos 17 anos, ela tem ainda mais um ano de sub-17 antes de subir definitivamente para o sub-20, mas pode atuar nas duas categorias já a partir desse ano. Ela tem passagem também pelo Internacional.

➕: Atletas dão show, e Flamengo é tetra do Brasileiro de Nado Artístico

Já Kauane Lima tem apenas 13 anos de idade e já faz parte do elenco sub-17 do Mengão. Nascida em janeiro de 2011, a atleta é uma promessa do futebol brasileiro e agora vestirá o Manto Sagrado. E além de treinar com o time rubro-negro, ela atua e se destaca pelo Dellas Gol de futsal feminino.

O caso de Kauane é exemplo de atleta que pula etapas e consegue atuar com jogadoras muito mais velhas. No entanto, expõe grave problema do futebol feminino nacional: falta de categorias. Muitas atletas pelo Brasil não possuem times de base para sua faixa etária e precisam atuar e treinar com atletas mais velhas ou em alguns casos com o masculino. Algo que não acontece no Flamengo Feminino, vale ressaltar, mas é um problema presente no esporte do país.

CBF anuncia Brasileiro Feminino Sub-17 com 32 clubes no fim de 2024

Existe grande expectativa pelo anúncio do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17 de 2024. Após realizar torneio competição aconteceu em sede única e em intervalo de 12 dias no último ano, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que planejamento é dobrar o número de times nesta temporada.

O último ano contou com 16 equipes e foi disputada entre 13 e 25 de novembro. Cada time enfrentou os companheiros de grupo uma vez e os dois melhores avançaram às semis. O Mengão foi finalista da competição, mas ficou com segundo lugar após perder para o Grêmio nos pênaltis.

“Desenhamos um projeto no ano passado para fazer uma competição com meninas até 17 anos. 32 equipes, de todas as federações, e que disputem em nível nacional a competição. No período de férias escolares elas poderão estar jogando e também a imprensa (poderá cobrir integralmente)”, disse Ednaldo, antes de anunciar datas:

“O Campeonato Brasileiro termina no dia 8 de dezembro. Já o feminino sub-17 vai começar no dia 15 de dezembro e se encerra justamente quando estará começando o calendário de 2025. Isso para ter visibilidade e fazer tantas meninas que jogam futebol pelo Brasil afora tenham oportunidade de serem vistas.”


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.