Flamengo anuncia De La Cruz como presente de Natal para Nação

O Flamengo enfim anunciou oficialmente Nicolás de la Cruz. O clube divulgou neste domingo (24), como um presente de Natal para a Nação, que o uruguaio é o primeiro reforço para 2024. De La Cruz estava no River Plate desde 2017, onde conquistou oito títulos.
O uruguaio chega ao Flamengo após uma longa novela de negociações que perduraram mais de seis meses. Primeiro, o Rubro-Negro fez contato para ter De La Cruz na janela do meio do ano. As conversas avançavam com o jogador e seu staff, mas o mesmo não acontecia com o River.
Leia mais: Títulos? Vidente prevê como será o ano de 2024 do Flamengo
A equipe argentina não queria liberar um dos seus principais jogadores naquele momento. Afinal, o River Plate ainda disputava o título argentino e a Libertadores. O jogo duro do time fez efeito e o Flamengo precisou desistir de Nicolás.
Assim que o mercado da bola voltou a se aquecer no fim de 2023, De La Cruz voltou a mira do Mengão. O nome do uruguaio retornou a mesa da diretoria já em outubro. A qualidade técnica e polivalência do craque encantou o Flamengo e conquistou também o aval do técnico Tite.
O Fla sofreu no começo por, mais uma vez, enfrentar dificuldades de chegar a um acordo com o River. Os argentinos foram firmes nas tratativas. Mas a vontade do jogador de defender o Flamengo em 2024 pesou no fim das contas.
Marcos Braz viajou à Argentina para negociar diretamente com o empresário de De La Cruz, no último dia 14 de dezembro. A viagem do dirigente foi bem-sucedida, já que as reuniões definiram que o uruguaio seria jogador rubro-negro.
Uruguaio aumenta lista de gringos do elenco
Com a chegada de Nicolás de la Cruz, o Mais Querido passa a contar com cinco estrangeiros no elenco. O número é próximo do limite da CBF de sete jogadores do exterior que podem ser relacionados por partida. Agustín Rossi (Argentina), Erick Pulgar (Chile), Varela e Arrascaeta (Uruguai) completam o time de gringos do Mengão.
Quanto o Flamengo pagou por De La Cruz?
Para tirar De La Cruz do River, o Rubro-Negro precisou pagar a multa rescisória do jogador. Nico, como é apelidado pelos companheiros mais próximos, tinha contrato com o clube argentino até o fim de 2025. O valor para liberar o craque foi de 16 milhões de dólares (R$ 79 milhões). Porém, a quantia total da transferência de De La Cruz para o Flamengo pode ter sido maior.
Os valores oficiais da negociação ainda são um mistério. Ajustes finais, como bonificações e comissão para os intermediários das conversas, devem ter elevado o preço da compra do uruguaio. A única informação confirmada pelo Flamengo é sobre o tempo de contrato. De La Cruz assinou com o Mengão por cinco anos, ou seja, até o final de 2028.