Flamengo passará primeiro aniversário sem títulos na gestão Landim
O Flamengo celebra na próxima quarta-feira (15) seu aniversário de 128 anos com poucos motivos para comemorar. Ao menos no que diz respeito ao desempenho do carro-chefe do clube, o futebol nesta temporada.
Pela primeira vez na gestão de Rodolfo Landim, que é presidente do clube desde 2019, o Flamengo passará um aniversário sem ter um título de futebol profissional já conquistado na temporada.
Leia mais: Landim se exalta com expulsão de Gustavo Gómez
Em 2019, 2020 e 2021 o Flamengo ganhou o Campeonato Carioca. Além disso, em 2020 ainda tinha vencido a Supercopa e em 2021, o Brasileiro de 2020, que terminou em fevereiro daquele ano, outra Supercopa e a Recopa.
Já no ano passado, o Flamengo festejou seus 127 anos menos de um mês após vencer a Copa do Brasil e a Libertadores.
Em 2019, as conquistas do Brasileiro e da Libertadores aconteceram depois do aniversário do clube. Este ano, ainda há uma última oportunidade de título, o Campeonato Brasileiro, mas ele ficou ainda mais difícil após mais um tropeço, contra o Fluminense.
Ano sem títulos vem apesar de gastos recordes da gestão Landim
A má temporada no futebol aconteceu apesar do aumento de investimentos. Como o MRN publicou, o último balanço trimestral do clube revelou que o Flamengo aumentou seus gastos em futebol em quase 25% em relação ao mesmo período de 2022.
Até agora, a gestão Landim já gastou R$ 657,4 milhões com futebol em 2023. O valor é superior à receita total da maioria dos clubes brasileiros. Mesmo assim, a melhor atuação até o momento foi um vice-campeonato na Copa do Brasil.
Apesar dos maus resultados, Landim deve manter a estrutura do Departamento de Futebol, comandada por Marcos Braz, em seu último ano no cargo. Braz responde a processo por agredir um torcedor e já anunciou que pretende concorrer no ano que vem à reeleição como vereador.