Flamengo amplia recorde e chega pela sexta vez seguida ao mata-mata da Libertadores

A constância do Flamengo no mata-mata da Copa Libertadores já era recorde, mas agora está ainda maior. Já são seis participações seguidas nas oitavas de final. Ou seja, o clube participa da competição avançando da fase de grupos desde 2018. Atual campeão, o Mais Querido se classifica após vencer o Aucas no Maracanã.
Dessas seis campanhas, duas foram campeãs: 2019 e 2022. Na primeira, Gabigol precisou marcar duas vezes nos minutos finais contra o River Plate para garantir o título. Na segunda, o ídolo marcou mais uma vez na vitória magra por 1 a 0 sobre o Athletico, dando o tricampeonato ao Mais Querido.
Leia mais: Em caso de tetra na Libertadores, Fla já sabe onde disputará o Mundial 2023
Assim, vale relembrar como o time se saiu nas cinco participações anteriores, além das duas taças. Até porque para conquistar, é preciso aprender com os tropeços ano a ano. Só assim pode-se voltar ao topo e reconquistar a América. Confira as últimas participações do Rubro-Negros na Libertadores:
- 2018 – oitavas de final, queda contra o Cruzeiro
- 2019 – campeão
- 2020: oitavas de final, queda contra o Racing
- 2021: vice-campeão
- 2022: campeão
O retrospecto mostra que em todas as vezes que o Flamengo se classificou para o mata-mata nos últimos anos, ou caiu nas oitavas de final, ou chegou na final. Ou seja, é mais um dado importante para se agarrar caso o Mais Querido conquiste a classificação para as quartas de final, voltando a superar as oitavas.
Flamengo vai decidir fora de casa pela primeira vez desde 2018
Como se classificou em segundo lugar no Grupo A, atrás do Racing, o Mais Querido vai definir a vaga fora de casa. Assim, jogando o primeiro jogo no Maracanã. É uma novidade, já que desde 2018, no período de constante presença na fase, o clube sempre avançou em primeiro no grupo e decidiu a partida de volta em seus domínios.
Sorteio das oitavas de final da Libertadores
O sorteio que define o adversário do Flamengo nas oitavas de final acontece no dia 5 de julho, às 13h (Horário de Brasília). Dessa forma, sendo adiantado, já que aconteceria no dia 25 de julho. Inicialmente, a fase está marcada para acontecer nas semanas dos dias 1º e 8 de agosto, com os jogos de ida e volta, respectivamente.