Flamengo apresentou alto número de capitães em 2023
Vestir a faixa de capitão do Flamengo não é para qualquer um. Se jogar no Rubro-Negro por si só já representa uma tarefa difícil, ser o escolhido para usar a braçadeira tem um peso ainda maior. No entanto, em 2023 o revezamento de capitães foi tão frequente que o dever parece ter perdido sua essência. Confira detalhes:
Somando as passagens de Vítor Pereira, Jorge Sampaoli e Tite, oito jogadores diferentes foram encarregados a vestir a faixa.
Leia mais: Bragantino impõe alto valor para vender Juninho Capixaba ao Fla
Tite assumiu o Flamengo em outubro, na reta final do Campeonato Brasileiro. O número de atletas diferentes escolhidos para vestir a faixa de capitão naquela altura da temporada já era alto, mas aumentou ainda mais após a chegada do técnico gaúcho.
Ao todo, o treinador deu a responsabilidade para cinco jogadores. Gerson foi o que mais vestiu a faixa no período, em cinco oportunidades. Além dele, Bruno Henrique, em quatro, e Everton Ribeiro, Filipe Luís e Arrascaeta, todos vestindo uma vez, foram outros nomes designados à tarefa.
Capitães do Flamengo com Sampaoli, Vítor Pereira e Mário Jorge
Antecessor de Tite, Sampaoli impôs um cenário diferente. Com ele, a quantidade de jogadores diferentes usando a faixa diminuiu para quatro. Everton Ribeiro foi o maior encarregado, vestindo a braçadeira em 21 dos 39 jogos do argentino à frente do Flamengo. Além do meia, Gabigol (13), David Luiz (3) e Bruno Henrique (2) foram os outros três nomes que tiveram o papel de capitão durante o período.
Assim como no caso de Sampaoli, quatro jogadores começaram as partidas com a braçadeira no comando de Vítor Pereira. Com o português, Everton Ribeiro também foi o maior responsável (10), seguido por Gabigol (5), Rodrigo Caio (2) e Filipe Luís, uma única vez.
Por fim, ainda houve dois jogos de Mário Jorge que devem ser considerados no levantamento. O técnico interino assumiu a equipe durante a transição entre Jorge Sampaoli e Tite. Nessas duas partidas, Everton Ribeiro foi o jogador designado a receber a faixa.
Saída de veteranos e expectativas para 2024
Portanto, os oito jogadores que iniciaram as partidas como capitães do Flamengo em 2023 foram: Everton Ribeiro, Gabigol, Bruno Henrique, Gerson, Filipe Luís, David Luiz, Rodrigo Caio e Arrascaeta.
Com a confirmação das saídas de Everton Ribeiro, Filipe Luís e Rodrigo Caio, a tendência é que a faixa se concentre em um número menor de jogadores nesta temporada.
Assim, Gerson e Bruno Henrique são os nomes mais cotados para assumir a braçadeira em 2024. Os dois lideraram a parcial sob comando de Tite e devem figurar entre os titulares frequentemente durante a temporada.