Flamengo alcança melhor campanha da história no futebol feminino
Com alto investimento nos últimos anos, o futebol feminino do Flamengo finalmente colhe bons frutos na modalidade. Consistente no Brasileirão e finalista da Supercopa, as Meninas da Gávea chegaram a um marco memorável: a melhor campanha da história do Flamengo.
Isso porque, no Campeonato Brasileiro, o Mengão engatou sete vitórias consecutivas na temporada. Esse feito é inédito na história do futebol feminino da Gávea: a melhor marca havia acontecido em 2019 e 2018, quando chegaram a cinco vitórias seguidas.
Leia mais: Flamengo vence o Fluminense e é campeão invicto da Copa Rio Feminino
Sendo assim, com esses números, o Mais Querido tem 21 pontos conquistados em oito partidas. Na vice-liderança do Brasileirão Feminino, as Meninas da Gávea disputam pelo primeiro lugar com a Ferroviária, adversárias de alto nível.
Ao todo, o Flamengo tem oito jogos, com sete vitórias e uma derrota no Brasileiro. Com 15 gols marcados e apenas três gols sofridos, o sistema defensivo do Mengão também é o melhor do campeonato. Confira os sete jogos vitoriosos do Rubro-Negro:
- Flamengo 3×0 Avaí
- Real Ariquemes 0x2 Flamengo
- Flamengo 1×0 Atlético-MG
- Ceará 0x6 Flamengo
- Flamengo 1×0 Athletico-PR
- Grêmio 0x1 Flamengo
- Flamengo 1×0 Bahia
Diante disso, a expectativa é alta para que o Mais Querido conquiste uma classificação para a próxima fase do Brasileirão Feminino. Com altas chances de título, caso sigam o ritmo vitorioso, as Meninas da Gávea podem levantar a taça pela primeira vez na história.
O próximo jogo do Flamengo na competição será neste sábado (29), às 11h, contra o Real Brasília.
Flamengo pode ser campeão? Entenda como funciona o Brasileirão Feminino
Diferente do que acontece entre os homens, o Brasileirão Feminino é dividido em quatro fases. Primeiramente, 16 times se enfrentam uma vez entre si no formato de pontos corridos. Ao fim de 15 rodadas, os oito mais bem colocados seguem para a segunda fase, e os quatro últimos são rebaixados.
Sendo assim, os times classificados duelam no formato de mata-mata, com jogos de ida e volta. Veja:
- Primeira fase: 16 clubes jogam todos contra todos em turno único
- Segunda fase (quartas de final): oito clubes distribuídos em quatro grupos de dois clubes cada
- Terceira fase (semifinal): quatro clubes distribuídos em dois grupos de dois clubes cada
- Quarta fase (final): em um grupo de dois clubes, de onde sairá o campeão
Em 2022, o Mengo conseguiu se classificar para o mata-mata em sexto lugar. Porém, foram superadas pelo Internacional logo nas quartas de final da competição. Na última temporada, o time campeão foi o Corinthians após vencer a equipe colorada.
Por fim, o campeão e vice do Brasileiro se classificam diretamente para a fase de grupos da Libertadores.