Flamengo admite não trabalhar para ampliar torcida no Nordeste; entenda estratégia

O Flamengo não tem como prioridade ampliar a fatia de 25% da torcida no Nordeste, mas sim estreitar a relação com os cerca de 15 milhões de rubro-negros que já vivem na região. A estratégia foi explicada por Ricardo Hinrichsen, vice-presidente de comunicação e marketing do clube, em entrevista ao podcast Embolada.
➕ Flamengo fecha 2025 como melhor ataque do Brasil e 54º em ranking mundial
Segundo o dirigente, o Flamengo entende que, historicamente, a relação com o torcedor nordestino sempre foi unilateral, com pouco esforço institucional para atender quem vive fora do Rio de Janeiro. A mudança de postura começou em 2025, com a reformulação do programa de sócio-torcedor.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
"O torcedor nordestino é muito importante para o Flamengo, porque a gente tem 15 milhões de torcedores aqui, dentro de uma base de 45 milhões, aproximadamente. Hoje eu não tenho foco em aumentar, porque eu acho que, nesse momento, o que eu preciso é me aproximar dessas pessoas, porque o clube nunca fez nenhum esforço, historicamente, no sentido de ter alguma coisa voltada para esse torcedor que mora longe do Rio de Janeiro", disse.
O principal movimento nesse sentido foi o lançamento do plano Sem Fronteiras, dentro do novo programa de sócio-torcedor. Com mensalidade abaixo de R$ 20, o plano foi pensado especificamente para torcedores que não frequentam o Maracanã e buscam benefícios além do acesso a jogos.
De acordo com o vice-presidente, o maior problema dos programas de sócio-torcedor no Brasil é a dependência da ida ao estádio. Dessa forma, o clube lançou o Sem Fronteiras para apostar em convênios e vantagens que possam ser utilizados fora do Rio de Janeiro.
"Fizemos o relançamento do sócio-torcedor em abril e lançamos um plano que se chama Sem Fronteiras, voltado especificamente para o torcedor do Flamengo que quer ser sócio-torcedor, mas não tem a mesma possibilidade do pessoal que mora no Estado do Rio de Janeiro ou que tem condição financeira de frequentar o Maracanã", acrescentou.
Em menos de um ano, o plano soma cerca de 30 mil associados, número que o Flamengo considera apenas o começo. A expectativa é acelerar o crescimento ao longo de 2026, mesmo com o reconhecimento interno de que o clube ainda está aprendendo a vender o produto.
Flamengo vê desafio em atender melhor a torcida no Nordeste
A pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec, citada na entrevista, aponta que o Flamengo segue como o clube mais popular do país e líder isolado no Nordeste, com crescimento em relação a 2022. Ainda assim, o clube entende que o desafio atual não é conquistar mais torcedores, mas passar a atender melhor uma base que já é gigantesca.
“Já tem muita gente que eu não atendo. Antes de pensar em aumentar para 20 ou 25 milhões, eu preciso começar a atender melhor os 15 milhões que já estão comigo”, concluiu o dirigente.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











