Nesta terça-feira (21), o Flamengo saiu em desvantagem na Recopa Sul-Americana. O Mengão perdeu o primeiro jogo da decisão contra o Independiente Del Valle por 1 a 0 e precisará reverter o placar no Maracanã. Além disso, a derrota desta noite é a primeira fora de casa para times sul-americanos desde a temporada 2020.
A última derrota do Flamengo para um time sul-americano atuando como visitante foi para o próprio Independiente Del Valle, pela fase de grupos da Libertadores 2020. Na época, o Flamengo era comandado por Domènec Torrent e sofreu uma goleada de 5 a 0 jogando na altitude.
Leia mais: Del Valle 1×0 Flamengo: obrigação de virada para ser campeão da Recopa no Maracanã
Desde então, o Flamengo jogou 12 partidas como visitante contra times de outros países do continente. Todas as partidas foram por fase de grupos ou fases mata-mata da Libertadores. No total, o Flamengo venceu 10 e empatou duas partidas.
Independiente Del Valle finalizou 27 vezes contra o Flamengo
Outra marca negativa que o Flamengo teve na partida contra o Del Valle foi o número de finalizações que permitiu para o adversário. Durante os 90 minutos, o time equatoriano finalizou 27 vezes contra a meta rubro-negra.
Contra o mesmo Del Valle em 2020, por exemplo, o Flamengo permitiu seis finalizações a menos e perdeu o jogo por 5 a 0. Portanto, o clube correu sério risco de sair do Equador com um placar dificílimo de reverter no Maracanã.
Além disso, o número de finalizações que o Flamengo permitiu para os adversário nas principais partidas do ano (Supercopa, Mundial e Recopa) é um dos principais problemas do time. Ao todo, foram 71 chutes contra o gol do Mengão. 18 do Palmeiras, 11 do Al Hilal, 15 do Al Ahly e 27 do Del Valle.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.