Flamengo acredita que foi prejudicado e entra com ação no STJD

20/07/2022, 12:20
Copa do Brasil

Se sentindo injustiçado com o sorteio feito pela CBF na última terça (19), o Flamengo entrou com uma ação no STJD. O pedido tem como finalidade mudar a ordem dos mandos de campo. Assim, o Flamengo irá decidir a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Athletico no Maracanã.

Mas o problema é que a CBF já utilizou esse critério em outros sorteios. Não permite que clubes da mesma cidade joguem a mesma perna da eliminatória no mesmo município. Já que Flamengo e Fluminense estavam no sorteio, um dos dois teria que jogar a ida em casa e o outro a volta.

Leia mais: Clube alemão paga a multa e tira MVP do Flamengo

O Flamengo alega que esse critério não está presente no regulamento da Copa do Brasil. O argumento da CBF é que isso já aconteceu nas oitavas, com o Fla decidindo em casa e o Flu fora. Mas o Flamengo contesta que, na ocasião, o Botafogo também estava no sorteio, e decidiu em casa.

Veja o que Flamengo alega na ação enviada ao STJD

Em um dos trechos da ação enviada pelo Flamengo, o clube contesta os argumentos da CBF e diz que as justificativas não se sustentam: confira

“Alega, ainda, a CBF, na nota publicada, que “O mesmo cenário já se repetiu no Sorteio das Oitavas de Final, quando a posição do Flamengo no confronto com o Atlético Mineiro foi trocada, posicionando o Fla como mandante na volta, e a de Fluminense x Cruzeiro permaneceu como estava, deixando o Flu como visitante na volta”.

No entanto, a CBF convenientemente omite o fato de que, na ocasião das oitavas de final (4ª fase) ocorreu, também, o confronto entre o BOTAFOGO (RJ) e o AMÉRICA-MG. Ou seja, estariam disponíveis apenas 2 (duas) datas para a realização dos jogos e seriam realizadas 3 (três) partidas entre times cariocas e times mineiros, o que, naquela ocasião, demandava a referida inversão.

Contudo, essa justificativa não mais se sustenta para a 5ª fase, visto que a própria Tabela Básica da Copa do Brasil prevê 2 (duas) datas para a realização das partidas de ida e outras 2 (duas) datas para as partidas de volta, estando, agora, presentes apenas 2 (dois) times cariocas, podendo, portanto, ser um dos jogos alocados para a quarta-feira e a outra para a quinta-feira.

E mais, na 4ª fase da Copa do Brasil, FLAMENGO e BOTAFOGO mandaram seus jogos na Cidade do Rio de Janeiro, em dias consecutivos.”


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.