Neste domingo, o Flamengo acertou o empréstimo do goleiro Hugo Souza ao futebol português. De acordo com informações de Fred Gomes, do GE, o goleiro parte para o Desportivo de Chaves, clube da primeira divisão de Portugal. O empréstimo tem duração de 12 meses e o goleiro aguarda a definição da data para viajar. Saleritana, de Paulo Sousa, tentava contratação do goleiro.
Hugo não atuava desde o ano passado, quando participou da despedida de Diego Ribas no Maracanã. Além disso, com Matheus Cunha na titularidade, Santos como opção e a chegada de Rossi, o goleiro de 24 anos perdeu espaço no elenco do Flamengo. A informação é do jornal português “O Jogo”.
Leia mais: Com Rossi no estádio, Matheus Cunha justifica titularidade com defesa de pênalti
O goleiro esteve próximo de ser comandado por um ex-Flamengo. A Saleritana, clube de Paulo Sousa, se interessou na contratação de Hugo Souza, que agradou com o projeto do time e aguardava liberação do Flamengo. O contrato do goleiro com o Flamengo é até dezembro de 2025 e ainda não há informações sobre valores do empréstimo ao Desportivo de Chaves.
Hugo Souza teve outras propostas de empréstimo nos últimos anos
Após fazer uma boa estreia no profissional, contra o Palmeiras em 2020, o goleiro assumiu a titularidade do Flamengo por um tempo, principalmente com as lesões de Diego Alves. Contudo, algumas falhas na reta final da temporada de 2020 fizeram o goleiro voltar a ser questionado e seu rendimento acabou caindo. Com Paulo Sousa, o goleiro voltou a ter oportunidades, mas não fez valer a pena e Santos chegou ao Flamengo, como forma de suprir essa necessidade na meta rubro-negra.
Hugo recebeu diversas propostas para deixar o Flamengo, que não colocaria empecilhos nas negociações. O goleiro recebeu propostas de diversos clubes, principalmente de Portugal. Recentemente, o Estoril até fez proposta de empréstimo pelo goleiro, negada pelo Flamengo. Além disso, o Moreirense, da segunda divisão portuguesa também demonstrou interesse no goleiro.
Clubes da primeira prateleira de Portugal também tiveram interesse no goleiro. O Benfica esteve perto de contratar o goleiro por 1,3 milhão de dólares e acabou desistindo do negócio. O Vissel Kobe, ex-clube de Iniesta no Japão, também queria contar com o goleiro no início do ano, mas o goleiro desistiu da negociação. O Flamengo receberia 1,3 milhão de dólares por 50% dos direitos de Hugo.
Por fim, em 2022, clubes holandeses também monitoraram a situação de Hugo Souza. No início do ano passado, o Ajax, principal clube do país, reafirmou interesse em Hugo, na lista do clube desde 2021. Contudo, o clube recuou nas investidas. O AZ Alkmaar também entrou na disputa pelo goleiro no ano passado, mas sem propostas oficiais pelo goleiro. Hugo “Neneca” se despede do Flamengo bicampeão brasileiro, campeão da Libertadores, da Supercopa do Brasil e da Copa do Brasil.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.