Flamengo 6 x 0 Botafogo: vingança rubro-negra completa 37 anos
Dois dias antes de mais um clássico contra o Botafogo, o histórico 6 a 0 rubro-negro completa 37 anos nesta quinta-feira (08.11). Mais que apenas uma vitória acachapante, a goleada teve gosto de vingança e lavou a alma dos torcedores do Flamengo, que até então conviviam com a zoação adversária por causa de uma derrota pelo mesmo placar em 1972. Com gols de Nunes, Zico (2), Lico, Adílio e Andrade, o Rubro-Negro exorcizou o fantasma no Maracanã.
Dentre os jogadores do Flamengo, um em especial degustou a goleada: Zico. O Galinho de Quintino era o único remanescente do time de 1972 e por nove anos teve que conviver com uma incômoda faixa adversária que relembrava o massacre: "Nós gostamos de Vo6".
-- Esse jogo foi uma das vezes em que eu vi o Zico mais nervoso na vida dele (risos). Ele entrou no vestiário com aquela veia no pescoço estufada, o que só acontecia quando alguma coisa estava fora de controle. Ele entrou alterado! Pedi para ele ficar mais calmo, mas lembrei que ele era o único remanescente de 1972. Deve ter sofrido muito mais do que todo mundo com aquela faixinha que tinha um "Vo6" --, relata Júnior no livro 1981 O Ano Mágica Rubro-Negro, de Eduardo Monsanto.
https://www.youtube.com/watch?v=qeJcxbgCVJA
A festa, entretanto, começou cedo naquela tarde de 8 de novembro de 1981. Com apenas seis minutos, Nunes abriu o placar. O gol relâmpago inflamou a Nação Rubro-Negra e não precisou de muito tempo para começar o coro: "Queremos seis, queremos seis!". Aos 27 minutos, foi a vez de Zico balançar as redes. Lico e Adílio, deram o 4 a 0 para o Flamengo antes do final da primeira etapa.
Tentando evitar o vexame, a equipe adversária voltou mais fechada para o segundo tempo. Mas de nada adiantou. Aos 29, Adílio foi derrubado na área e sofreu pênalti. Zico cobrou e fez o quinto.
Faltava apenas um gol. E ele saiu três minutos antes do fim da partida. Após cruzamento de Adílio, a bola foi rebatida pela defesa alvinegra e sobrou para Andrade na entrada da área. O volante rubro-negro chutou com força e fechou o placar. Por ironia do destino, coube a um ex-torcedor do Botafogo a honra de fazer o sexto tento.
"Eu garoto, em Juiz de Fora, era botafoguense. E aconteceu de eu ser o cara para fazer o sexto gol. Quando a bola veio, peguei de bate-pronto. Nem senti no pé: ela saiu com aquela pressão, reta, como se fosse um foguete", conta Andrade no livro 1981 O Ano Mágica Rubro-Negro.
Em momento opostos, Flamengo e Botafogo voltam a duelar no próximo sábado (10). A partida, válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, acontece no Nilton Santos, às 19 horas.
Imagem destacada no post e nas redes sociais: Divulgação
Apoie o MRN e ajude o nosso projeto a melhorar cada vez mais. Com R$ 10,00 por mês você participa dos nossos grupos de discussão no Whatsapp e Telegram. Seja assinante no Picpay: picpay.me/MRN_CRF ou apoiador no Apoia.se: apoia.se/mrn. Pensa em alguma outra forma de parceria? Entre em contato pelo 21 99419-6540.
Inscreva-se no canal no Youtube e acompanhe os programas MRN Live, o MRN Entrevista e muito mais! > bit.ly/canaltvmrn
Leia também no MRN
> Há 28 anos, Flamengo conquistava seu primeiro título na Copa do Brasil
> Em goleada do Real, Vinicius Junior estreia com assistência na Champions League
> Com contrato próximo do fim, Geuvânio tem estiramento na coxa direita
> Flamengo renova contrato com Juan
> Rodinei acredita em reviravolta no Brasileirão> O Caçador de Marajás
> FlaVôlei luta, mas experiência do SESC fala mais alto
> Injustiça no empate e um título mais distante
> Flamengo/Marinha goleia e conhece adversário na próxima fase do Carioca Feminino