Flamengo 4x2 Al Ahly: virada no sufoco para evitar vergonha maior
O Flamengo foi até Tânger com a missão de conquistar ao menos o terceiro lugar do Mundial de Clubes. Depois de muito sofrimento em um jogo que mais uma vez voltou a mostrar as fragilidades da defesa rubro-negra, o Mengão conseguiu buscar a virada para 4 a 2 após a expulsão de Abdellfatah. O Mais Querido ainda perdia por 2 a 1, mas com um a mais, Pedro e Gabigol deram a medalha de bronze ao clube carioca.
O jogo
O Flamengo sofreu pênalti ainda no início da partida. Se Matheuzinho fez penalidade com cinco minutos na semifinal contra o Al Hilal, Varela conseguiu o oposto substituindo a prata da casa. O uruguaio sofreu a penalidade aos dez minutos convertida por Gabigol, que alcançou marca impressionante ao marcar em todas as competições pelo clube, já que faltava apenas o Mundial.
O time mostrava estar ligeiramente melhor que no primeiro jogo no Marrocos e aos 25 minutos, quase ampliou o placar. Gabigol inicia a jogada tocando para Arrascaeta, que cruzou para Pedro. O camisa 9 cabeceou em direção ao gol, mas o goleiro deu rebote e Gabigol acabou isolando a bola. Aos 35, o camisa 10 voltou a finalizar, desta vez de fora da área, mas o arqueiro do time egípcio fez a defesa.
Leia também: Al Ahly tem metade do orçamento do Flamengo, mas elenco vale cinco vezes menos
Mas depois de começar bem no jogo, o Flamengo voltou a jogar abaixo do que pode, principalmente depois do gol sofrido. O Al Ahly conseguiu marcar com Kader de cabeça após cobrança de escanteio. Aos 40 minutos, os estrangeiros continuaram apertando e chegou com mais uma cabeçada, mas para fora. A pressão final dos adversários assustou, mas não resultou em mais gols e a partida foi para o intervalo empatada em 1 a 1.
2º tempo
O Flamengo tentou voltar ao segundo tempo de forma mais equilibrada, mas seguiu mostrando fragilidades na defesa. Apesar disso, aos cinco minutos, o time criou sua primeira grande chance na etapa em jogada construída por Gabigol. Ayrton Lucas recebeu em velocidade e cruzou para o camisa 10, que pisava na área após a armação do lance. Mas o craque chutou a bola para fora.
O Al Ahly teve a chance da virada em cobrança de pênalti, mas Santos defendeu a batida ruim. No entanto, logo depois, aos 15 minutos, Kader marcou mais um, driblando a defesa rubro-negra e fazendo um golaço. Três minutos depois, o Al Ahly quase ampliou após bola rasteira do lado esquerdo para o meio da área, mas Percy Tau isolou.
Aos 25 minutos, o juiz marcou pênalti, mas a revisão do VAR mostrou que a falta foi fora da área. No entanto, expulsou Abdellfatah, camisa 2 do time egípcio. Aos 30 minutos, o Al Ahly consegue bom contra-ataque, mas parou no goleiro Santos. Na sequência, Pedro aproveitou rebote do goleiro após levantamento de Gabigol e conseguiu marcar o gol de empate para o Mais Querido.
Na reta final da partida, Gabigol marcou o gol da virada em mais um pênalti aos 40 minutos. Pedro aproveitou ainda a bobeada da defesa adversária para sacramentar a vitória flamenguista pelo placar final de 4 a 2.