Flamengo 4 x 2 Juventude: Gabigol e Arrascaeta encerram jejum de gols em vitória no Maracanã

26/10/2024, 18:30
Gabigol, Gerson e Léo Ortiz comemoram gol do Flamengo em vitória sobre o Juventude no Maracanã

O Flamengo venceu o Juventude por 4 a 2, neste sábado (26), no Maracanã, em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão. Partida marcada por Gabigol e Arrascaeta voltando a marcar após sequência sem balançar as redes, Michael balançando as redes no primeiro jogo como titular pós-lesão e Plata marcando pela primeira vez.

O Flamengo foi superior e teve chances de terminar o primeiro tempo com boa vantagem no placar. Michael abriu o placar aos 8 minutos após pressão alta bem-executada, e o cenário parecia perfeito para o Rubro-Negro. Contudo, em lance que parecia um gol certo de Gabigol após passe de Gerson, contra-ataque pegou o time de surpresa e resultou em tento de empate feito por Gilberto.

Flamengo x Botafogo: horário e onde assistir ao Carioca Sub-15

A falta de efetividade do primeiro tempo não se repetiu na segunda etapa. Gabigol fez de pênalti para explosão do Maracanã, encerrando um jejum de 3 meses. Em seguida, Arrascaeta voltou a balançar as redes depois de sete jogos e fez o 3 a 1.

Gilberto ainda contou com falha de Rossi para diminuir o placar para 3 a 2. Mas expulsão de Nenê deixou o Flamengo com cenário favorável para controlar os minutos finais e encontrar os espaços em uma defesa já entregue. Em um desses lances, Plata marcou o seu primeiro com o Manto Sagrado.

O triunfo sobre o Juventude faz o Mais Querido chegar aos 54 pontos e seguir na quarta colocação na tabela. Empate entre Fortaleza e Palmeiras faz o time diminuir a diferença para ambos, que somam 57 e 61 pontos, respectivamente. Além disso, o Fla torce para tropeço do Botafogo (61) contra o Red Bull Bragantino fora de casa.

Lembrando que o Flamengo possui jogo atrasado contra o Internacional, a ser jogado na quarta-feira (30). Um triunfo colocará o time na terceira posição pelos critérios de desempate, e diminuirá a diferença para Palmeiras e Botafogo para quatro pontos, contando que o rival perca para o time paulista fora de casa.

Como foi Flamengo x Juventude

O jogo começou já com o cenário esperado: domínio da posse de bola, volume ofensivo e pressão do Flamengo. Faltava ainda conseguir uma chance clara para marcar, algo que aconteceu aos 8 minutos, mas, curiosamente, em momento que o time não tinha a bola e fazia já característica pressão alta.

Pulgar antecipou passe bor baixo com ótimo carrinho, Gabigol ficou com a bola e tocou para Arrascaeta finalizar. No rebote de boa defesa do goleiro Gabriel, Michael mostrou calma e categoria para abrir o placar com chute no contrapé: 1 a 0 Flamengo sobre o Juventude.

O Flamengo seguiu melhor no jogo e, ainda que tenha permitido algumas escapadas ao adversário, não tinha sido ameaçado em 20 minutos. Foi então que Gerson recebeu dentro da área e tocou para Gabigol, que marcaria sem goleiro. Mas intervenção do goleiro rival se tornou o início de um contra-ataque. Gilberto recebeu nas costas da defesa, carregou em velocidade e empatou o jogo.

A equipe rubro-negra não estava preparada para a perda de posse em jogada que parecia um gol certo, o que resultou no empate. Ao acelerar após sofrer o gol, conseguiu oportunidade e chegou a marcar com Gabigol aos 38 minutos, mas tento foi anulado por impedimento do Camisa 99.

Primeiro tempo de um Flamengo, abriu o placar cedo, teve o domínio e chance de construir placar melhor. Mas oportunismo e efetividade do Juventude fez diferença para o empate, já que time marcou na única oportunidade clara, enquanto o Fla desperdiçou bons lances.

2º Tempo

Pareceu replay: pressão no início de tempo e boa jogada logo no início de partida. Dessa vez Gerson sofreu pênalti após troca de passe com Michael. Na cobrança, Gabigol deslocou o goleiro como já fez muitas vezes com o Manto Sagrado e colocou o Flamengo de novo na frente do placar.

Pouco depois de Gabriel encerrar um jejum de 14 partidas, foi a vez de Arrascaeta voltar a marcar. Léo Ortiz fez ótimo lançamento para Michael nas costas da defesa, a bola chegou a Gerson e depois aos pés de Arrascaeta. O uruguaio finalizou cruzado e fez Flamengo 3 x 1 Juventude aos 8 do segundo tempo. Ele não marcava há sete partidas.

Aos 18 minutos, o segundo gol rubro-negro anulado no Maracanã: Bráulio da Silva Machado viu falta de Ayrton Lucas sobre João Lucas e anulou o gol do lateral-esquerdo. Mas outro de momento de desatenção do Fla gerou gol do time gaúcho. Gilberto estava livre em rebote de falta lateral e contou com falha de Rossi para marcar em finalização forte de perna direita.

Expulsão de Nenê por reclamação alguns minutos após entrar em campo deu mais tranquilidade ao Rubro-Negro. Isso porque o Juventude não conseguiu ameaçar com um jogador a menos, e o Flamengo ainda encontrou espaço para mais uma boa jogada nos minutos finais, que terminou com gol de Plata e 4 a 2 no placar de Flamengo x Juventude.


Partilha
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.